Gestores do Programa de Equidade do TRT-MG participam da 4ª Conferência Nacional dos Direitos LGBTQIA+
Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.
Resumo em texto simplificado
Os gestores do Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade do TRT-MG, desembargadora Adriana Goulart de Sena Orsini e juiz Henrique Macedo de Oliveira, participam da 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, realizada em Brasília, de 21 a 25 de outubro de 2025. O evento busca definir diretrizes para políticas públicas de enfrentamento à discriminação e promoção dos direitos humanos e da cidadania LGBTQIA+. A participação do TRT-MG reforça seu compromisso com a diversidade, a inclusão e a igualdade. A conferência aborda quatro eixos principais: enfrentamento à violência, trabalho digno e geração de renda, interseccionalidade e internacionalização, e institucionalização da Política Nacional dos Direitos LGBTQIA+.
Saiba mais sobre esta iniciativaOs gestores do Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade da Justiça do Trabalho Mineira, a desembargadora Adriana Goulart de Sena Orsini e o juiz Henrique Macedo de Oliveira, participam representando o TRT-MG na 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, que acontece em Brasília/DF, entre os dias 21 e 25 de outubro de 2025. A Conferência Nacional, que é precedida por etapas locais, regionais, estaduais, livres e do Distrito Federal, tem como foco a construção de diretrizes essenciais para o avanço dos direitos humanos e da cidadania da população LGBTQIA+.
A participação dos gestores do Programa de Equidade do TRT-MG na Conferência reforça o compromisso da instituição com a pauta da diversidade, da inclusão e da não discriminação no ambiente de trabalho e na sociedade, elementos cruciais para a consolidação de uma Justiça do Trabalho que promova a igualdade de direitos para todas e todos.

Os objetivos centrais do evento são propor diretrizes para a criação e a implementação de políticas públicas destinadas ao enfrentamento da discriminação contra as pessoas LGBTQIA+ e à promoção dos direitos humanos e da cidadania das pessoas LGBTQIA+ e elaborar diretrizes para a criação do Plano Nacional de Promoção dos Direitos Humanos e da Cidadania dessa população.
Com o intuito de ampliar a discussão sobre a transversalidade e a relevância da participação social na construção democrática, a Conferência está estruturada em quatro eixos temáticos:
1 - Enfrentamento à violência LGBTQIA+;
2 - Trabalho digno e geração de renda à população LGBTQIA+;
3 - Interseccionalidade e internacionalização;
4 - Institucionalização da Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+.

Comitiva da Justiça do Trabalho na 4ª Conferência, com a presença do Ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST)