Você está aqui:

Governo do estado assina parceria com TRT para quitar precatórios

publicado: 17/09/2025 às 19h19 | modificado: 18/09/2025 às 13h46

Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.

Resumo em texto simplificado

O Governo de Minas Gerais e o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) assinaram uma parceria para quitar precatórios trabalhistas, permitindo que credores realizem acordos com deságio de 20% a 40%. A iniciativa busca efetivar o pagamento de dívidas alimentares de forma consensual e promover a pacificação social.

Saiba mais sobre esta iniciativa

Os credores de precatórios oriundos de ações trabalhistas contra o Estado de Minas Gerais poderão realizar acordos para recebimento de valores devidos. A modalidade foi instituída por resolução conjunta assinada na tarde desta quarta-feira (17/09) pelos representantes do TRT-MG e do Governo do Estado. Interessados em fazer acordo devem protocolar pedido de habilitação junto ao TRT-MG por meio de formulário próprio.

A parceria prevê a publicação de edital, pelo TRT, para convocar os beneficiários de precatórios, no qual devem constar os valores disponíveis, prazos para adesão, restrições e condições estabelecidas para buscar a conciliação. Os valores a serem disponibilizados pelo governo terão deságio entre 20 e 40% do valor do crédito atualizado, podendo ser fixado em percentual único ou de forma escalonada. A oferta também é aberta para sucessores do beneficiário original, bem como para honorários de advogados ou peritos.

Da direita à esquerda: a assessora-chefe da Diretoria-Geral do TRT, Fernanda Melo Costa Paschoalin, o advogado-geral adjunto do estado, Fábio Murilo Nazar, o chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Fazenda, Régis Moisés dos Santos, o advogado-geral do estado, Sérgio Pessoa de Paula, a presidente do TRT-MG, desembargadora Denise Alves Horta, o segundo vice-presidente do TRT-MG, Emerson José Alves Lage, o juiz auxiliar da Presidência, juiz Renato de Paula Amado, e o juiz auxiliar da 2ª Vice-Presidência, Jessé Cláudio Franco de Alencar

Participaram da solenidade de assinatura, pelo TRT: a presidente, desembargadora Denise Alves Horta; o 2º vice-presidente, desembargador Emerson José Alves Lage; o juiz auxiliar da Presidência, Renato de Paula Amado; o juiz auxiliar da 2ª Vice-Presidência, Jessé Cláudio Franco de Alencar; e a assessora-chefe da Diretoria Geral, Fernanda Melo Costa Paschoalin; e pelo Governo do Estado: o advogado-geral do estado, Sérgio Pessoa de Paula; o chefe de gabinete do secretário de estado da Fazenda, Régis Moisés dos Santos; e o advogado-geral adjunto do estado, Fábio Murilo Nazar.

A presidente do TRT afirmou que a iniciativa representa um avanço das instituições para efetivar por meio consensual a adimplência de débito de natureza alimentar. Ela enalteceu a eficácia da conciliação para alcançar a paz social de modo equilibrado e justo. Segundo ela, “diante dos desafios da atualidade, é inegável a necessidade de deixarmos a cultura da litigiosidade, e apelarmos mais a iniciativas como as deste acordo, capazes de estabelecer a harmonia e a pacificação social”.

O advogado-geral do estado falou do compromisso do Executivo com o cumprimento das decisões judiciais e da criação de caminhos efetivos para a liquidação dos precatórios. Após ressaltar a importância da convergência e do diálogo interinstitucional, agradeceu ao TRT e desejou que a iniciativa venha a se transformar numa prática de sucesso.

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa@trt3.jus.br