Greve dos metroviários pode ser suspensa após audiência de conciliação no TRT-MG
Durante audiência telepresencial de tentativa de conciliação conduzida pelo 1º vice-presidente do TRT-MG, desembargador César Pereira da Silva Machado Júnior, entre representantes do Sindicato dos Metroviários (Sindimetro-MG) e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), na tarde desta quinta-feira (3), o presidente do Sindimetro-MG, Romeu José Machado Neto, comprometeu-se a avaliar a suspensão da greve prevista para segunda (7) junto à categoria em assembleia urgente a ser convocada antes dessa data.
A categoria avaliará duas propostas provenientes da audiência, como abertura de um canal de diálogo com o sindicato e suspensão provisória do item III do artigo 6º da Resolução CPPI 206/2021, referente às transferências de empregados da matriz de Belo Horizonte para outras localidades. O desembargador também marcou uma nova audiência por videoconferência para o dia 24 de fevereiro, às 14 horas, para retomar o diálogo.
O advogado-geral da União, Mário Guerreiro, levará as propostas aos Ministérios da Economia e de Desenvolvimento Regional e ficou de dar uma resposta nos autos até 23 de fevereiro.
Caso a greve seja deflagrada, deverá ser mantido o que determina a liminar que dispõe sobre a necessidade de se estabelecer escala mínima.
A Resolução CPPI 206/2021 foi expedida pelo Conselho do Programa de Parcerias e Investimentos da Presidência da República, que determinou a cisão da CBTU e a transferência dos empregados da matriz de Belo Horizonte, no contexto da privatização da empresa.
Fotomontagem: Leonardo Andrade/Secom TRT-MG