Acordo em ação civil pública possibilita a construção do Centro Tecnológico do Trabalhador em Iturama
Em audiência de tentativa de conciliação da Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho de Uberlândia em face da S.A. Usina Coruripe Açúcar e Álcool, realizada no último dia 18 de março na sede da Vara do Trabalho de Iturama e presidida pelo juiz titular Alexandre Chibante Martins, foi homologado acordo no expressivo valor de R$ 1.391.448,20. Este montante será integralmente revertido para a construção do Centro Tecnológico do Trabalhador - CTT, na própria cidade de Iturama.
O município de Iturama apresentará o projeto arquitetônico, estrutural, hidrossanitário e elétrico do Centro Tecnológico do Trabalhador, incluindo memoriais descritivos, planilha orçamentária e cronograma, além da previsão de construção de dois dormitórios para utilização dos professores que ministrarão os cursos do centro. O município também apresentará o plano descritivo das atividades a serem desenvolvidas pelo centro, especialmente a destinação para uso das entidades do Sistema S, estrutura educacional mantida por organizações criadas pelos setores produtivos para oferecer cursos gratuitos em áreas importantes da indústria e comércio, e também o oferecimento de cursos para a capacitação de toda a população local.
Presentes à audiência, além do magistrado, o procurador do trabalho, Paulo Gonçalves Veloso, as prepostas do réu, Ligia Regina dos Santos e Maria Abadia de Souza Bueno, acompanhadas da advogada Vania Cristina Siviero, e o gestor de convênios da Prefeitura de Iturama, Clayton José de Oliveira. (Solange Kierulff)