Alunos da PUC Betim visitam TRT pelo Programa Justiça e Cidadania
Trinta alunos do 8º período de Direito da PUC Betim, acompanhados da professora Graciane Saliba, realizaram, na manhã dessa quinta-feira, 23 de abril, visita à sede do TRT-MG pelo Programa Justiça e Cidadania.
Além de conhecer a Exposição Trabalho & Cidadania, localizada no hall do edifício-sede, os estudantes assistiram a sessão da 1ª SDI presidida pelo desembargador Paulo Roberto de Castro e participaram de audiência simulada conduzida pelo juiz Henrique de Souza Mota.
Juiz Henrique de Souza Mota: respeito e admiração pelo projeto |
"O Programa é de extrema importância porque o Judiciário, ao abrir as portas para a sociedade, e especialmente para os estudantes de Direito, contribui para mostrar como é o funcionamento e a rotina trabalhista, bem como a atuação dos juízes do trabalho", ressalta o juiz, que considera a experiência muito boa. "Acompanho o Programa através das notícias no site do Tribunal, sempre tive respeito e admiração pelo projeto e acho que a atuação dos juízes nas audiências simuladas traz elementos da vida prática mesmo. Na audiência que simulamos hoje, conduzi da forma como acontece uma audiência trabalhista, e isso dá uma noção real de como a Justiça do Trabalho busca a solução dos conflitos".
Para a aluna Kelly Jordania Inácio a experiência foi um importante aprendizado. Ela destaca a condução segura e serena do juiz que conduziu a audiência, "que parecia de verdade", disse.
Foto: Madson Morais |
Instituído pelo TRT, por meio do seu Centro de Memória, o Programa Justiça e Cidadania atende escolas da rede pública e privada da Capital e do Interior do Estado, abrangendo o ensino fundamental, médio, universitário e supletivo.