Alunos de Juiz de Fora participam do Programa de Ação Educativa do Centro de Memória
Nessa terça-feira, 50 alunos do décimo período do curso de Direito, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), vieram conhecer a Justiça do Trabalho, por meio da Ação Educativa do Centro de Memória.
No primeiro momento, na Rua Curitiba, Centro de Belo Horizonte, os estudantes participaram do Laboratório de Atividades Judiciais e tiveram a oportunidade de examinar autos de processos judiciais históricos, que são registros detalhados de antigas demandas trabalhistas.
Foto: Leonardo Andrade |
Em seguida, foram à sede do Tribunal Regional do Trabalho de MG onde assistiram a sessão da 5ª Turma, presidida pelo desembargador Márcio Flávio Salem Vidigal. Após a sessão, os estudantes conheceram a Exposição Trabalho & Cidadania, conduzidos pelos servidores do Centro de Memória, atividade que encerrou a programação.
O professor Flávio Bellini Salles que, pela terceira vez, viajou com seus alunos para participar do Programa, afirmou que existe uma importância, inclusive histórica, de constatarem mediante o exame dos autos a relevância da prestação jurisdicional "como meio de composição dos conflitos, entre o capital e o trabalho". "É fundamental oportunidade de aprendizado extraclasse porque a experiência prática é uma complementação das aulas", disse ele.
O aluno Tarcizo Abdo Carim, 24 anos, considera muito difícil a escolha de apenas uma atividade como a melhor do dia. Para ele, sair do modelo expositivo proposto em sala de aula e vivenciar o direito trabalhista, em sua aplicação real, foi uma forma de aumentar sua sensibilidade. Tarcizo comentou, ainda, que acompanhou bem a sessão da 5ª Turma e que concordou com as decisões.
Foto: Madson Morais |
O Programa Justiça e Cidadania atende escolas da rede pública e privada da capital e do interior do Estado, abrangendo os ensinos fundamental, médio, universitário e supletivo. Magistrados voluntários participam do programa conduzindo as audiências simuladas. Interessados podem procurar os responsáveis pelo Centro de Memória. (Carolina Lobo - Estagiária/Ruth Vasseur)
Foto: Madson Morais |