Conheça mais sobre o Centro de Memória e sua programação para o Noturno nos Museus

publicado 15/07/2015 12:47, modificado 15/07/2015 15:47

Conheça mais sobre o Centro de Memória e sua programação para o Noturno nos Museus (imagem 1)

Nesta sexta-feira (17) o Centro de Memória do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região - Minas Gerais, estreia no Noturno nos Museus , que em sua terceira edição será realizado, simultaneamente, em 33 museus e espaços culturais, públicos e privados, de Belo Horizonte, e contará com a presença da presidente da Casa, desembargadora Maria Laura Franco Lima de Faria. As atividades serão oferecidas ao público, das 14 às 24 horas, no hall principal do prédio sede, localizado na Avenida Getúlio Vargas, nº 225, no bairro Funcionários, Belo Horizonte.

O Centro de Memória, responsável pela programação do TRT no evento, foi criado em 1997 com a função de recuperar e preservar a memória da Justiça do Trabalho em Minas e em todo o Brasil.

Inicialmente seu  propósito era, por meio da montagem de uma Exposição de longa duração, levar o histórico da Justiça do Trabalho e  registrar sua memória.
O projeto foi além e implementou ações voltadas para gestão e preservação da documentação produzida pela Instituição, projetos de pesquisa e de História Oral e programas de ação educativa. Como, por exemplo, o Programa Justiça e Cidadania que  recebe nas dependências do TRT de Minas alunos das redes pública e particular de ensino, do nível fundamental ao universitário, para conhecerem o funcionamento da Justiça do Trabalho.

Leia mais sobre o Centro de Mémoria da Justiça do Trabalho de Minas Gerais, clicando aqui .

Atrações

São atrações previstas para o evento: visitas mediadas à exposição "Trabalho e Cidadania", a partir das 14 horas, composta por fotos, vídeos, mobiliário, áudios, pinturas, músicas, obras literárias, documentos e objetos; além da participação especial da juíza Denizia Vieira Braga, titular da 40ª Vara do Trabalho de BH, às 15 horas, com momento de contação de histórias.

Também haverá, a partir das 19 horas, exibições do curta-metragem "Assis 3 x 4", dirigido por Ricardo Murad. O filme é um documentário em homenagem ao fotógrafo e artista mineiro Assis Horta, que realizou uma bela obra artística com fotos de trabalhadores e apresentação musical do grupo Caixinha de Phósphoros, às 19:30 horas.

(Carolina Lobo - Estagiária)

Visualizações: