Crianças de Ribeirão das Neves visitam Centro de Memória do TRT

publicado 29/11/2016 15:09, modificado 29/11/2016 17:09

O Espaço de Memória do TRT-3 recebeu, na manhã desta quarta-feira (29), 45 alunos do 2º período fundamental da Escola Municipal Jandir Clemente Rocha, localizada em Ribeirão da Neves. As crianças, com idade média de 5 anos, haviam recebido na escola, dia 20 de outubro último, servidores da Biblioteca do TRT. Na ocasião, foi realizado um evento do projeto Solidariedade Literária do Tribunal, com a doação de mais de 250 livros infantis.

Crianças de Ribeirão das Neves visitam Centro de Memória do TRT (imagem 1)
Foto: Leonardo Andrade

No Tribunal, as crianças ouviram uma breve explicação sobre a Justiça do Trabalho e o serviço por ela prestado. Além disso, visitaram a Exposição Trabalho & Cidadania, que mostra a trajetória histórica do trabalho no país. Elas assistiram ao curta metragem "A menina que odiava livros". Além disso, tiveram a oportunidade de acompanhar a uma contação de história feita pela juíza aposentada Denízia Vieira Braga. Foi escolhida uma versão modificada da fábula "A cigarra e a formiga" . Ao contrário do que acontece na versão original, ao final da história, quando a cigarra está com frio e pede agasalho para a formiga que passou todo um período do ano trabalhando, ela é acolhida. A formiga ainda valoriza o trabalho artístico da cigarra que, com a sua cantoria, distraia e aliviava o trabalho das formigas.

A visita das crianças de Ribeirão das Neves ao Tribunal foi promovida conjuntamente pelo Programa Justiça e Cidadania do Centro de Memória e pela Biblioteca do TRT. As crianças vieram acompanhadas pela diretora da escola, professora Maria Benedita, e por outras seis professoras. A recepção foi organizada pelas juíza aposentada Denízia Vieira Braga, pelas servidoras do Centro de Memória - Maria Aparecida Carvalhais, Renata Safe e Marta Gusmão -, pela gestora da Seção de Biblioteca, Márcia Lúcia Neves Pimenta.

Confira aqui a galeria de fotos. (David Landau)

Visualizações: