Divulgado resultado da pesquisa de maturidade em gerenciamento de projetos
O Escritório de Projetos do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 3ª Região realizou a 3ª medição da maturidade em gerenciamento de projetos por meio da metodologia MMGP, editada pelo professor Darci Prado e reconhecida internacionalmente como método de relevância significativa. No ano de 2014 a nota atingida foi de 2,33, enquanto em 2015 o resultado alcançado pelo Tribunal foi 2,77, em uma escala de 1 a 5.
Isso significa que o Tribunal apresenta uma aderência boa ou ótima ao nível 2 que representa o despertar consolidado para o assunto gerenciamento de projetos. Uma das principais características do nível 2 é a existência da consciência sobre a importância da implementação de cada um dos componentes de uma plataforma de gerenciamento de projetos.
A Avaliação Final da Maturidade (AFM) tem como objetivo principal revelar o diagnóstico corporativo sobre o nível de desenvolvimento do Tribunal na gestão de seus projetos. Além disso, permite definir ações que elevem a capacidade do Tribunal em gerenciar projetos e obter sucesso por meio deles. A prática demonstrou que existe um perfil característico para organizações que ocupam diferentes valores para maturidade.
Meta
A meta estabelecida para 2016 é 2,99. A organização cuja Avaliação Final da Maturidade (AFM) é próxima de 3 apresenta como algumas características a evolução das competências, ambiente propício à mudança de cultura, existência de uma plataforma padronizada para gerenciamento de projetos, medição de desempenho dos projetos encerrados, captura de dados de anomalias que impactam os resultados dos projetos e uma quantidade significativa de projetos utilizando todos os processos da metodologia.