Inaugurada em Araçuaí nova sede da Vara do Trabalho

publicado 06/11/2015 06:02, modificado 06/11/2015 08:02
Inaugurada em Araçuaí nova sede da Vara do Trabalho (imagem 1)
Durante o hasteamento das bandeiras, o Hino Nacional foi executado pela Orquestra Filarmônica Pedra Verde, do município de Itaobim, sob a regência do maestro Ronan Eduardo Magalhães Lima

Decorridos dez anos da instalação da Vara do Trabalho de Araçuaí, foram inauguradas hoje, pela presidente do TRT da 3ª Região (MG), desembargadora Maria Laura Franco Lima de Faria, as novas instalações da Justiça do Trabalho no município, que passa a receber novos processos somente no formato eletrônico.

Inaugurada em Araçuaí nova sede da Vara do Trabalho (imagem 2)

Em Araçuaí para a solenidade, a desembargadora Maria Laura Franco Lima de Faria destacou em sua manifestação que a entrega de uma sede mais confortável e a implantação do moderno Processo Judicial eletrônico - "ambos destinados a proporcionar melhores condições para desempenho do trabalho que aqui se desenvolve", é a melhor homenagem que a Justiça do Trabalho pode prestar à cidade, sua região, seu povo e suas autoridades. Para ela, "a dedicação e a competência dos juízes e servidores desta vara, distante quase 700 quilômetros da capital mineira, só fortalece o compromisso que têm com a aplicação da Justiça, em toda a sua inteireza e equilíbrio, na busca da harmonia nas relações de trabalho".

O advogado Ivan Benedito Brandão, presidente da subseção da OAB de Araçuaí, presente à instalação da vara há dez anos atrás e hoje à instalação do PJe, em sua fala atribuiu os bons serviços prestados pela Justiça do Trabalho na região à competência de seus magistrados e servidores.

Prestigiando também o evento, o prefeito municipal de Araçuaí, Armando Paixão, destacou a importância da justiça na região, principalmente para o trabalhador rural, que, segundo ele, precisa dela para ter a garantia de seus direitos.

Instalação PJe-JT
Inaugurada em Araçuaí nova sede da Vara do Trabalho (imagem 3)

Em solenidade contínua à inauguração, foi instalado na VT de Araçuaí o Processo Judicial Eletrônico - PJe-JT - cujo primeiro processo foi protocolizado pela advogada Paula Pereira Couy.

Implantado em 2012 na 3ª Região, com a instalação do Processo Judicial Eletrônico na Vara do Trabalho de Nova Lima, o PJe já está funcionando em 153 das 158 varas da Justiça do Trabalho mineira, que tem 48 VTs em Belo Horizonte e 110 varas em cidades do interior do estado.

O PJe foi escolhido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como sistema virtual de tramitação de processos do Poder Judiciário. Na Justiça do Trabalho, com funcionalidades específicas, traz, entre outros benefícios, facilitar o acesso à justiça, o peticionamento sem deslocamento até a unidade judiciária, proporcionar maior segurança, absoluta transparência e celeridade na tramitação processual, permitir a completa substituição do papel por autos processuais digitais e maior celeridade.

Inaugurada em Araçuaí nova sede da Vara do Trabalho (imagem 4)
Servidores da VT de Araçuaí e a presidente do TRT3

Para que comece a funcionar, a equipe da VT de Araçuaí, que inclui o diretor da vara, José Marcos da Silva, e os servidores Thiago Francisco de Oliveira, Rosiney Neves Gusmão, Naudiene Ribeiro Pardim, Clauder de Souza Alves, Alexsandro Aves Nascimento, Daiane Pessôas Nunes, Patrick Santos Rocha, Walkiria Nascimento Leite e Aécio Pascoal Fonseca, os dois últimos oficiais de justiça, e os estagiários Fabrícia Nunes Miranda e Waldiney Vieira de Sales, vão passar por treinamento a ser promovido pela Escola Judicial nos próximos dias 9, 10 e 11 de novembro, período em que estarão suspensos o funcionamento da vara e os prazos processuais.

Prestigiaram ainda a solenidade de inauguração da nova sede da Vara do Trabalho de Araçuaí e a implantação do PJe em mais uma unidade da JT o juiz substituto William Martins, que está atuando na vara cujo titular é o juiz Anselmo Bosco dos Santos; o diretor-geral do TRT, Ricardo Oliveira Marques; a diretora judiciária Telma Lúcia Bretz Pereira; a secretária de apoio judiciário Denise Reis Grego; autoridades da região e a sociedade e imprensa local.

Para a instalação da nova sede e do PJe na VT de Araçuaí, vale destacar a atuação dos técnicos de informática Claudio Fabiano Kloss, Cleibson Rezende de Sá e Ivon da Costa Marques e dos servidores William Marcelino Pinto e Regina Miranda da Secretaria de Segurança do TRT, que cuidam das novas instalações da VT de Araçuaí desde 29 de setembro. (De Araçuaí, Divina Dias - Fotos: Leonardo Andrade)

Jovens artistas marcam entrega da nova sede da Vara de Trabalho em Araçuaí (imagem 1)
Apresentação do Coral Meninos de Araçuaí, coro de crianças com idades entre 7 e 16 anos integrantes do Projeto Ser Criança, que usa a música como aliada no processo de formação de cidadania, socialização, sensibilização e desenvolvimento de autoestima

Visualizações: