Notícias Jurídicas estreiam NJ Profissões no Dia do Trabalhador

publicado 30/04/2015 09:00, modificado 30/04/2015 12:00
Notícias Jurídicas estreiam NJ Profissões no Dia do Trabalhador (imagem 1)

Neste dia 1º de Maio, o Notícias Jurídicas lança uma nova coluna especial no site do TRT-MG: o NJ Profissões , uma série de matérias informativas sobre os direitos especiais de cada categoria ou profissão, como domésticos, enfermeiros, geólogos, atletas, jornalistas e muitas outras. E a data de estreia não é obra do acaso: durante todo o mês de maio, em homenagem ao Dia do Trabalhador, uma nova profissão estará em destaque a cada semana. E a série continua com uma especial de profissões todos os meses.

A ideia é fazer um apanhado dos principais direitos específicos de cada categoria e das discussões que elas têm trazido à Justiça do Trabalho nas demandas que aqui chegam, mostrando como a JT mineira e o TST têm se posicionado sobre questões cruciais da categoria. Tudo isso, sem esquecer as particularidades de cada ofício, como os riscos e desafios por que passam os profissionais em ação. Ao final, farta jurisprudência e links para legislação, súmulas, artigos e reportagens da TV TRT-MG sobre a profissão em destaque.

Para a desembargadora Mônica Sette Lopes, coordenadora do Notícias Jurídicas, a expectativa é de que a nova coluna traga subsídios para as discussões jurídicas sobre os direitos das categorias, além de dar a conhecer aos próprios profissionais os seus direitos especiais que, ás vezes, nem estão na lei, mas na jurisprudência, nos instrumentos coletivos ou até podem ser fruto de interpretações doutrinárias.

A primeira especial NJ Profissões traça um perfil do motociclista profissional: quais são os direitos, deveres, condições de trabalho e dificuldades enfrentadas por motofretistas e motoboys? De quem é a responsabilidade no caso de acidente de trabalho? O que os leva a procurar Justiça do Trabalho? As normas que disciplinam o exercício das atividades desses profissionais conseguiram mudar para melhor a realidade da profissão?

Acompanhe, a partir de 1º de maio, o NJ Profissões e fique por dentro dos seus direitos!

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa [arroba] trt3.jus.br