Novo equipamento contribui para a preservação de documentos históricos

publicado 08/04/2015 15:09, modificado 08/04/2015 18:09

Servidores do Centro de Memória, Biblioteca e Informática e estagiários do Centro de Memória participaram, no último dia 31 de março, de treinamento, ministrado pelo técnico da Empresa Scan System , Maximilian Adelmann, para utilização do Scanner Planetário, que foi adquirido pela Justiça do Trabalho. O equipamento é de grande importância para conservação dos documentos históricos por não permitir incidência de elementos que possam danificar seu suporte, como luz forte, pressão ou tração mecânica. A reprodução transmite de forma bastante fiel às características e formato originais de livros, fotos e documentos até o tamanho A4, A3 e A2, incluindo jornais e cartazes.

Novo equipamento contribui para a preservação de documentos históricos (imagem 1)
A qualidade e resolução da reprodução do equipamento permitem que o documento seja acessado e reproduzido com segurança e autenticidade (foto: Madson Morais)

A aquisição do scanner planetário está alinhada às diretrizes do Programa de Preservação Documental implementado na Justiça do Trabalho, desde fins da década de 1990, e às normas de preservação do Conselho Nacional de Arquivos - Conarq, que preconizam a importância não só da gestão e preservação dos documentos históricos, mas também de torná-los acessíveis aos cidadãos e pesquisadores. Nesse sentido, a aquisição de um equipamento que reproduz estes documentos de forma segura e possibilita sua disponibilização em rede significa importante passo nas ações até então implementadas. A qualidade e resolução de sua reprodução permitem que o documento seja acessado e reproduzido com segurança e autenticidade, seja no Centro de Memória ou na Internet, fator que evita um constante manuseio do original arquivado, contribuindo para preservação de sua integridade física, além de torná-lo mais próximo do pesquisador.

Inicialmente será digitalizado o acervo completo de processos, das então JCJs de Belo Horizonte, de 1941 a 1975, que foi resgatado do Arquivo Nacional e já está em processo de catalogação pela equipe do Centro de Memória e estagiários. A imagem do documento será anexada à ficha catalográfica que permite sua localização e futuramente será disponibilizada na Internet, ação que divulgará o conteúdo dos documentos e possibilitará um acesso mais amplo e democrático a seu conteúdo. Também será digitalizado o acervo de obras raras da Biblioteca para posterior disponibilização na Biblioteca Digital.

Visualizações: