Presidente, Corregedora e Vice-Corregedor do TRT abrem Semana da Conciliação Trabalhista segunda, dia 16

publicado 12/03/2015 16:52, modificado 12/03/2015 19:52
Presidente, Corregedora e Vice-Corregedor do TRT abrem Semana da Conciliação Trabalhista segunda, dia 16 (imagem 1)

A presidente do TRT da 3ª Região, desembargadora Maria Laura Franco Lima de Faria, bem como a desembargadora corregedora Denise Alves Horta, e o desembargador vice-corregedor Luiz Ronan Neves Koury, abrem nesta segunda-feira, dia 16, a Semana Nacional de Conciliação Trabalhista, que será realizada no TRT-MG e nos demais TRTs do país até o dia 20 março. Para o evento, que será realizado a partir das 8h30 no saguão de entrada do Foro Trabalhista de Belo Horizonte, à Rua Mato Grosso 468, a Presidente, a Corregedora e o Vice-Corregedor convidam todos os magistrados, servidores, advogados e jurisdicionados, para que possam acompanhar o começo de mais uma importante rodada de audiências de conciliação, valorizando este instituto fundamental da Justiça do Trabalho.

A Semana Nacional da Conciliação Trabalhista é promovida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho - CSJT, e consiste num esforço de todos os TRTs para a realização de grande número de audiências de conciliação, referentes aos processos trabalhistas. As audiências de conciliação serão realizadas durante a Semana, de 16 a 20/3, em Minas Gerais, de forma conjunta pelas Centrais Permanentes de Conciliação de 1º e 2º Graus.

A abertura oficial contará também com as presenças do juiz diretor do Foro de Belo Horizonte, Danilo Siqueira de Castro Faria, das juízas Olívia Figueiredo Pinto Coelho, auxiliar da Presidência, Wilméia da Costa Benevides, auxiliar da 1ª Vice-Presidência e coordenadora da Central de Conciliação de 2º Grau; Anna Carolina Marques Gontijo, coordenadora da Central Permanente de Conciliação de 1º Grau, e dos juízes Alfredo Massi, Anaximandra Kátia Abreu Oliveira, Glauco Rodrigues Becho, Marcelo Alves Marcondes Pedrosa e Rodrigo Cândido Rodrigues, que também atuarão nas audiências de conciliação na 1ª instância.

Durante a cerimônia da abertura, será apresentado aos participantes um vídeo sobre a conciliação trabalhista, produzido pela TV TRT-MG, da Secretaria de Comunicação Social.


Processos em pauta

Até agora, na Central de Conciliação de 1º grau, já foram incluídos em pauta aproximadamente 900 processos para tentativa de conciliação durante a Semana com a coordenação da juíza Anna Carolina Marques Gontijo. Na Central de Conciliação de 2º Grau, até o momento, foram incluídos em pauta 217 processos, sendo que as audiências serão realizadas pela juíza Wilméia da Costa Benevides, coordenadora do setor. Já na Secretaria de Execução foram incluídos 61 processos em pauta e as audiências serão presididas pelo juiz Danilo Siqueira de Castro Faria.


Ainda há tempo

Apesar de as inscrições via internet já terem se encerrado nas Centrais de Conciliação, as Varas do Trabalho poderão receber pedidos de audiência de conciliação para a Semana, via petição, que serão apreciados de acordo com a disponibilidade da pauta.

No que se refere à Segunda Instância, a Central de Conciliação de 2º Grau, mesmo após o encerramento, nesta quinta-feira (12/3), das inscrições para a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, continuará recebendo pedidos de audiências de conciliação, que serão atendidos mesmo após o período da Semana Nacional. As inscrições na 2ª Instância podem ser feitas pelo email central2@trt3.jus.br e também por meio do acesso, na parte inferior da página www.trt3.jus.br, ao link "Central de Conciliação de Segundo Grau. Quer conciliar? Clique aqui". E em seguida, o interessado deve preencher o formulário.

Visualizações: