Resiliência Organizacional foi tema de palestra promovida nesta sexta pela Escola Judicial do TRT3

publicado 16/10/2015 09:42, modificado 16/10/2015 12:42
Resiliência Organizacional foi tema de palestra promovida nesta sexta pela Escola Judicial do TRT3 (imagem 1)

A Escola Judicial do TRT da 3ª Região promoveu para os gestores do Tribunal, como parte das ações de aprendizagem disponibilizadas para a competência "Gestão de Resultados", a Palestra "Resiliência Organizacional" nesta sexta-feira, dia 16, no plenário do Tribunal, com a consultora e professora de pós-graduação Virgínia Maria Gherard dos Santos. A professora atua em várias empresas do mercado prestando consultoria para o desenvolvimento de equipes, pessoas e lideranças.

A resiliência organizacional, que é um conceito emprestado pela física à psicologia do trabalho e que significa a capacidade de resistência às adversidades e reação diante de uma nova situação, segundo Virgínia Gherard é um tema extremamente importante e atual, já que cada vez mais é exigido das pessoas, dentro das empresas, a se adaptarem às constantes mudanças. "E ter competência de resiliência traz exatamente esta competência de adaptações. É como você consegue se adaptar a este ambiente de turbulências e de incertezas sem gastar energias brigando contra a mudança".

A professora classifica este embate contra mudanças como um desperdício de energia, o que leva as pessoas a adoecerem, "mas as mudanças continuam, independente de querermos ou não, já que esta é uma tendência. Cada vez vão acontecer mais mudanças, que irão gerar mais capacidade de adaptações. O caminho, então, segundo a professora, é as pessoas aprenderem a se adaptar, "trabalhar para se empoderarem e se fortalecerem pra lidar com estas mudanças sem adoecer".

Ao final da apresentação, a palestrante Virgínia Gherard respondeu questões relacionadas ao tema exposto que forem enviadas pelos gestores que preencheram o formulário. (Solange Kierulff - Fotos: Leonardo Andrade)

Visualizações: