Reunião define detalhes da organização do 2º Seminário sobre Saúde e Segurança do Trabalho Rural

publicado 23/04/2015 14:58, modificado 23/04/2015 17:58

Foi realizada, na tarde desta quinta-feira (23), a primeira reunião do grupo que irá organizar o 2º Seminário sobre Saúde e Segurança do Trabalho Rural, iniciativa vinculada ao Programa Trabalho Seguro, que tem como gestor regional o desembargador Anemar Amaral, do TRT-MG. Participaram da reunião, no gabinete do desembargador, Milene Vieira Dias, Jorge Henrique Costa Augusto e Ana Cristina Mourão da Matta Machado, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e Mariana Maia Ehrenberger, pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), instituições que promovem o evento. O objetivo foi definir questões referentes à programação, infraestrutura e outras relativas a organização.

O magistrado esclareceu que o objetivo do 2º seminário, a exemplo do primeiro, que foi realizado em dezembro do ano passado na Universidade Federal de Viçosa, é conscientizar e sensibilizar os trabalhadores rurais sobre o problema sério das doenças relacionadas ao trabalho no meio rural.

O 1º Seminário sobre Saúde e Segurança no Trabalho Rural teve como enfoque as consequências do uso de agrotóxicos. Na ocasião, em painel coordenado pelo juiz Eduardo Ferri, o desembargador Anemar Amaral citou números alarmantes. Segundo o magistrado, mais de três mil trabalhadores morrem por ano no Brasil em decorrência de acidentes ou doenças do trabalho, a maioria entre 25 e 29 anos de idade. Ainda de acordo com ele em 2013 foram mais de 700 mil acidentes de trabalho, 79.851 somente em Minas Gerais. No setor de agropecuária, em 2013, ocorreram 23.440 acidentes de trabalho no Brasil, segundo dados oficiais do INSS, que estão muito aquém da realidade por não incluírem servidores públicos, militares, trabalhadores informais, trabalhadores domésticos e os motoboys, cujas mortes, que ultrapassam 10 mil por ano, são lançadas nas estatísticas como decorrentes de acidentes de trânsito.

Será marcada em breve uma nova reunião, para que o grupo possa prosseguir na organização do evento. (Solange Kierulff - foto: Madson Morais)

Reunião define detalhes da organização do 2º Seminário sobre Saúde e Segurança do Trabalho Rural (imagem 1)

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa [arroba] trt3.jus.br