Você está aqui:

Secretários da Região Metropolitana conhecem experiências de sucesso em projetos estratégicos

publicado: 30/09/2015 às 14h54 | modificado: 30/09/2015 às 17h54
Secretários da Região Metropolitana conhecem experiências de sucesso em projetos estratégicos (imagem 1)

Apresentar ideias e práticas de projetos estratégicos que deram certo em diferentes unidades do TRT-MG, para oferecer melhores serviços a quem busca a Justiça do Trabalho. Este foi o objetivo da reunião promovida, dia 28/09, na capital, pela Secretaria de Gestão Estratégica para secretários das varas do trabalho da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Na sessão de trabalho, também foi apresentado o Mapa Estratégico para o período 2015-2020.

Entre os projetos focalizados, estava o Conciliação Pré-audiência Inicial, que propõe implantar procedimentos para fazer a conciliação entre as partes antes da audiência inicial. Iniciado na cidade de Ubá, em 2003, servidores da VT daquele município foram capacitados para colherem os pontos controversos de cada parte do processo e apresentarem uma proposta de conciliação que pusesse fim ao litígio antes mesmo da realização de audiência. O projeto teve rápida absorção pela comunidade jurídica local, e os resultados não demoraram a aparecer. Em pouco tempo, houve considerável aumento do número de soluções, com consequente diminuição de prolação de sentenças e redução de processos em fase de execução. Atualmente, esse projeto também está em curso nas varas de Cataguases e Almenara.

Outros programas também foram apresentados, como o Ambiente da Gente, que visa construir projetos e ações regulares para integrar a Política de Responsabilidade Socioambiental do TRT-MG, e o Otimização de Primeira, que busca detectar problemas que dificultam a execução de rotinas de trabalho e apresentar soluções para eles, garantindo qualidade e celeridade na prestação de serviços jurisdicionais.

De acordo com os secretários, a reunião contribuiu para melhorar a prestação de serviços em suas unidades. "Esse tipo de encontro é muito importante para a gente poder ter intercâmbio com as outras unidades do nosso Regional e conhecer experiências positivas que acontecem nelas", ressaltou Leonardo Silveira, secretário da VT de Ponte Nova. Para a secretária da VT de Sabará, Roberta Mendonça, "participar dessas reuniões permite conhecer programas que nos dão condições de prestar serviços de forma mais eficiente".

Projetos e gerentes

São os seguintes os objetivos, características e gerentes dos projetos apresentados na reunião:

Programa Ambiente da Gente: seu objetivo é construir, com a participação das partes interessadas, programas, projetos e ações regulares que integrarão a Política de Responsabilidade Socioambiental do TRT-MG, para publicá-la até outubro de 2016. A principal entrega do projeto é a Política de Responsabilidade Socioambiental do TRT-3ª Região, e a gerente é Danuza Pereira Mantuano.

Projeto Otimização de Primeira: visa detectar as desconformidades dos processos de trabalho que inviabilizam ou dificultam a execução de rotinas. Com o mapeamento do fluxo do trabalho e a identificação de problemas, será possível apresentar soluções confiáveis e seguras, bem como padronizar modelos que podem ser utilizados para os processos físicos e eletrônicos, garantindo a melhoria e a celeridade na prestação de serviços jurisdicionais, por meio da eliminação de burocracia, facilidade de acesso à informação pela parte e pelos servidores, estímulo à busca contínua pela excelência, e desenvolvimento de sistema para integração de informações e a otimização plena da 1ª Instância. As diversas alterações propostas - melhoria na integração do sistema informatizado de 1º grau, criação de modelos e novos processos de trabalho - deverão acontecer até dezembro de 2015. Gerente do projeto: Lúcia Nádia Sena Piconi.

Projeto Conciliação pré-audiência inicial: sua finalidade é estimular o aumento dos índices de conciliação e solução de processos, a maior celeridade na realização das audiências e diminuir o número de processos de execução nas unidades, onde a prática de conciliação prévia à audiência inicial for implantada, em curto prazo após a implantação (01 ano). Seu gerente é Ricardo de Freitas Paixão.

Ser competente: O projeto visa identificar, validar e avaliar as competências técnicas dos servidores das unidades administrativas e judiciárias, de 1º e 2º graus, de maneira a permitir o desenvolvimento direcionado desses servidores com base em suas lacunas de competência. Para a primeira instância já foram identificadas as competências dos conciliadores de 1º grau e dos pesquisadores patrimoniais e está em andamento os outros por servidores do 1o grau. Seu gerente é Henrique Fagundes Carvalho.

Saneamento dos cadastros de partes constantes das bases de dados do SIAP1 e PJe-JT do TRT da 3ª região: este projeto tem por objetivo desenvolver e implantar uma rotina institucional para saneamento e manutenção dos cadastros de partes no Sistema Informatizado de Acompanhamento Processual de 1ª Instância (SIAP1) e Sistema do Processo Judicial Eletrônico de 1º Grau (PJe-JT) até o final de 2015. Seu gerente é Rogélio Bar Neto.

Visualizações: