Semana Nacional da Execução Trabalhista começa segunda-feira
Começa na próxima segunda-feira (21) e segue até sexta (25), no TRT da 3ª Região, a Semana Nacional da Execução Trabalhista 2015, coordenada pelo desembargador José Murilo de Morais, 1º vice-presidente do regional. A Semana é realizada anualmente e envolve toda a Justiça do Trabalho, com a participação do de Varas e Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) de todo o país.
Este ano o slogan da Semana é: "Chegou a hora do seu direito sair do papel". O objetivo principal do evento é fazer com que os cidadãos recebam os valores que lhes são devidos em processos já julgados pela Justiça do Trabalho, mas que ainda não foram pagos. Para isso, magistrados e servidores de 1º e 2º graus, das unidades judiciárias e administrativas, mobilizam-se, em regime de mutirão, em cada um dos 24 TRTs.
Minas
No estado, as partes podem procurar a Central de Conciliação de 1º e 2º graus para tentativa de conciliação em processos trabalhistas. No 2º grau, a Central funciona das 7 às 19 horas e terá uma média de 30 audiências por dia. Já na Central de 1º grau, que conta com a atuação de 2 juízes e 7 servidores, a previsão é de realização de 183 audiências de conciliação por dia e 915 durante a semana.
Durante os cinco dias da Semana Nacional da Execução Trabalhista serão realizadas diversas atividades, dentre elas: levantamento de devedores, dos bens que eles possuem e do número de processos de execução; audiências de conciliação; sessões de julgamento específicas; expedição de certidões de créditos trabalhistas; e manutenção dos dados do Banco Nacional de Devedores Trabalhistas (BNDT), para fins de emissão da Certidão Nacional de Débitos Trabalhistas (CNDT). Será realizado ainda o Leilão Nacional de Bens Penhorados, marcado para o dia 23 de setembro.Em Minas, os interessados podem acessar a relação dos bens que serão leiloados no site dos leiloeiros oficiais Saraiva leilões e Marco Antônio Leiloeiro .
Com início previsto para às 9 horas, o leilão será realizado no Círculo Militar de Belo Horizonte, localizado na Av. Raja Gabaglia nº 350 Gutierrez.O valor de avaliação dos bens que serão levados a leilão, até o momento, já contabilizam aproximadamente R$126.000.000,00 (cento e vinte e seis milhões de reais).