Trabalho Seguro leva conscientização para estudantes de escola da capital

publicado 13/10/2015 13:08, modificado 13/10/2015 16:08
Trabalho Seguro leva conscientização para estudantes de escola da capital (imagem 1)
Augusto Ferreira

Por ocasião do Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas, 10 de outubro, o gestor regional do Programa Trabalho Seguro no TRT/MG, desembargador Anemar Pereira Amaral, proferiu na última sexta-feira (9) palestra para conscientização sobre medidas de prevenção de acidentes de trabalho destinada a alunos do 8º e 9º anos da Escola Municipal Cônsul Antônio Cadar, em Belo Horizonte.

As palestras do Programa Trabalho Seguro procuram difundir dados sobre o alto índice de acidentes de trabalho no país. O Brasil está em quarto lugar nesse tipo de ocorrência, com mais de 700 mil acidentes no ambiente profissional por ano, que dão causa a mais de oito óbitos diários. Esses números, obtidos com a Secretaria da Previdência Social, não incluem motoboys, militares, trabalhadores informais, domésticos e servidores públicos. No conteúdo, o palestrante procura dar ênfase aos danos causados, principalmente no aspecto humano e familiar, citando a importância que tem a volta para casa, saudável, de uma mãe ou de um pai.

O desembargador Anemar Pereira Amaral fez questão de frisar que todas as situações de risco podem ser evitadas. As palestras ilustram diversas situações e comportamentos que não podem ser adotados no ambiente profissional, mostrando, com fotos, os exemplos que não podem ser seguidos. Segundo o magistrado, se o Brasil, por um lado, tem uma das melhores legislações do mundo sobre o assunto; por outro, há carência de treinamento em muitas empresas e trabalhadores frequentemente não têm noção dos riscos. Ele explica que a dimensão do problema no país é causada por falta de consciência, descuido, excesso de confiança, desleixo e imprevidência.

A diretora da escola, professora Devanir Viana Torres de Oliveira, ficou muito entusiasmada com a palestra. Comentando a respeito do Programa Trabalho Seguro, ela disse que "a iniciativa da Justiça do Trabalho contribui, decisivamente, para a conscientização dos alunos acerca da importância da prevenção de acidentes de trabalho". (David Landau)

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa [arroba] trt3.jus.br