Universitários de Mariana participam de atividade do Centro de Memória

publicado 25/11/2015 12:48, modificado 25/11/2015 14:48

O Programa Justiça e Cidadania,  atividade do Centro de Memória -  Escola Judicial, recebeu, no dia 23 de novembro, 35 alunos, dos 8º e 10º períodos do curso de Direito, da Fundação Presidente Antônio Carlos - UNIPAC Mariana, acompanhados pelos professores Dimas de Abreu Melo e Cleberson Ferreira de Morais.

Universitários de Mariana participam de atividade do Centro de Memória (imagem 1)

Após a visita mediada à Exposição Trabalho & Cidadania, os estudantes assistiram à parte da sessão da 1ª Turma, quando foram saudados pelo magistrado convocado Vitor Salino de Moura Eça, que estava presidindo a sessão.

A magistrada Martha Halfeld Furtado de Mendonça Schmidt, titular da 3ª Vara do Trabalho de Juiz de Fora, também convocada para compor a Turma, e que foi a primeira brasileira eleita para ocupar o cargo de juíza do Tribunal de Apelação do Sistema de Justiça Interna das Nações Unidas (Unat), explicou para os alunos como foi o processo de seleção e eleição para o cargo.

Em seguida, os alunos participaram de uma audiência simulada, conduzida pelo desembargador Fernando Luiz Gonçalves Rios Neto, que comentou brevemente sobre os impactos do acidente em Mariana na Justiça do Trabalho. Ao fim da ocasião o professor Dimas de Abreu Melo fez questão de agradecer ao magistrado.

Universitários de Mariana participam de atividade do Centro de Memória (imagem 2)

Os dois professores destacaram a oportunidade de prestigiar um momento histórico para o Tribunal, que foi presenciar a juíza Martha Halfed Furtado de Mendonça Schmidt sendo parabenizada pelos colegas, e, também, por representantes da OAB e Ministério Público. Além disso, consideraram os três distintos momentos da atividade proveitosos e importantes.

O Programa Justiça e Cidadania atende escolas da rede pública e privada da capital e do interior do Estado, abrangendo os ensinos fundamental, médio, universitário e supletivo. Interessados em participar podem procurar os responsáveis pelo Centro de Memória, pelo telefone: (31)3215-7919.

(Carolina Lobo - Estagiária)

Visualizações: