Vamos evitar o racionamento: é hora de economizar água e energia

publicado 06/03/2015 12:07, modificado 06/03/2015 15:07

TRT recebe o Selo A3P Prata do Ministério do Meio Ambiente (imagem 1)

A comissão de Responsabilidade Socioambiental do TRT3 lança, nas próximas segunda e terça-feira, dias 9 e 10 de março, uma campanha para reforçar a conscientização da necessidade de se poupar água e energia, tendo em vista a atual crise hídrica por que passa o país. Com o slogan "Poupar água e energia é URGENTE!", a campanha pretende sensibilizar o público interno do Tribunal ao mostrar, em peças permanentes do Jornal Mural, cenários áridos, que podem se transformar em realidade num futuro próximo se a população não poupar os recursos não-renováveis do planeta.

Em tempo: é bom lembrar que os murais permanentes afixados nos boxes, e que são confeccionados pela equipe de Publicidade da Secretaria de Comunicação Social - SECOM, não são jogados fora: eles entram nos espaços que por acaso estejam vazios durante a semana, aproveitando-os para passar mensagens importantes para os usuários da Justiça do Trabalho.

A comissão também colocou, em seu site na página do TRT na Internet/intranet, várias dicas que podem ajudar as pessoas a poupar água e energia na rotina do dia-a-dia. Também têm sido incluídas, na seleção do clipping diário, as notícias veiculadas pela mídia. São pequenas ações que, se as pessoas passarem a praticar em casa ou no ambiente de trabalho, com certeza irão contribuir, e muito, para poupar água e energia. E, de quebra, ajudar a diminuir as salgadas contas e evitar multas.

Segundo informa o site da Copasa , para que não haja racionamento de água a partir de maio é preciso que a população da grande BH economize pelo menos 30% de água. Segundo o último levantamento, apenas 10% do consumo foi economizado no mês de fevereiro. Portanto, agora é a hora de fazer um grande esforço conjunto para evitar esta situação, que causa muito desconforto às famílias, a exemplo das restrições que atingiram moradores do estado de São Paulo.

DICAS

ÁGUA

* Fique atento ao lavar utensílios, fazer chás, cafés e outros para evitar o desperdícios. O ideal é retirar o excesso de sujeira dos pratos, copos, talheres e panelas antes de abrir a torneira, e jamais deixar a torneira da pia aberta enquanto ensaboa pratos e talheres.

* Não jogue lixo no vaso sanitário: seu uso representa cerca de 40% do consumo de água nas residências.

* Evite desperdícios, e feche a torneira ao escovar os dentes.

* Observe se há vazamentos nas partes hidráulicas, desajustes nos temporizadores das torneiras, e informe à manutenção do seu local de trabalho.

* Feche a torneira ao se ensaboar, no banho, e ao lavar as mãos.

ENERGIA

* Evite deixar luzes acesas à luz do dia.

*Use a ventilação natural, e deixe o ar-condicionado para os dias mais quentes. Neste caso, janelas e portas devem permanecer fechadas.

* Regule a temperatura do ar-condicionado para evitar sobrecarga e desligue o aparelho meia hora antes do fim do expediente.

* No inverno, use só o ventilador do ar-condicionado.

* Desligue computador, monitor, impressora, ar-condicionado e luzes ao final do expediente.

* Utilize das escadas para locomoção até andares mais próximos.

* Desligue da tomada aparelhos que estejam no modo stand-by.

* Mantenha a borracha de vedação da geladeira em bom estado e ajuste o termostato no inverno.

* Não forre as prateleiras da geladeira para não gastar mais energia.

* Programe a jornada de trabalho para se encerrar às 18 horas. A partir deste horário, a energia custa quase sete vezes mais. (Solange Kierulff)

Visualizações: