Comemoração do Dia Nacional dos Surdos no TRT-MG é marcada pela emoção

publicado 26/09/2008 12:23, modificado 26/09/2008 15:23

O Dia Nacional dos Surdos foi comemorado, nesta sexta-feira, dia 26, no TRT-MG, durante uma emocionante solenidade que reuniu a administração do Tribunal, diretores de vara, servidores e funcionários da Feneis - Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, que prestam serviços no TRT da 3ª Região. A solenidade foi realizada no Fórum da Justiça do Trabalho na rua Goitacases, em Belo Horizonte.

Comemoração do Dia Nacional dos Surdos no TRT-MG é marcada pela emoção (imagem 1)
Núbia Aparecida Queiroga Leite (24ª VT de BH) e, compondo a mesa, Lucas Fernandes Viana, assessor de apoio à 1ª Instância, Guilherme Augusto de Araújo, secretário-geral da Presidência, desembargadores Eduardo Augusto Lobato, corregedor do TRT, e Paulo Roberto Sifuentes Costa, presidente; Luís Paulo Garcia Faleiro, diretor-geral, Antônio Campos Abreu, diretor da Feneis e Sylvio Túlio Peixoto, diretor de Recursos Humanos

O Convênio entre o TRT de Minas e a Feneis foi firmado em 2006 e já envolve 104 jovens, de 18 a 31 anos, que prestam serviços nas Varas do Trabalho de Minas, e em órgãos setoriais da 2ª Instância, com jornada de seis horas diárias, de segunda a sexta-feira.

O presidente do TRT-MG, desembargador Paulo Roberto Sifuentes Costa, elogiou o desempenho desses profissionais na instituição, lembrando que a eles foi atribuída a função de auxiliar de autuação, um serviço que exige atenção e muito zelo. O presidente destacou que a parceria proporcionou aos funcionários da Feneis a oportunidade de se colocarem de frente para a vida, na luta diária pela superação de seus limites. Ele referiu-se aos jovens surdos como exemplo para instituições de todo o país, pois muitos Regionais já procuraram informações sobre o convênio, no intuito de firmar parcerias que envolvam jovens surdos de outras regiões em projetos semelhantes.

O diretor-geral do TRT, Luís Paulo Garcia Faleiro, disse que a presença dos surdos no TRT é extremamente gratificante, pois eles são exemplo de superação para todos que com eles convivem na instituição.

Para o Corregedor do TRT, desembargador Eduardo Augusto Lobato, o convênio com a Feneis deve ser mantido e ampliado, devido à importância da iniciativa.

Comemoração do Dia Nacional dos Surdos no TRT-MG é marcada pela emoção (imagem 2)
Funcionários da Feneis (fotos: Lucineide Pimentel)

A coordenadora da Feneis na capital, Lúcia Malta, agradeceu à administração a manutenção e ampliação do convênio, que representa, sem dúvida, uma oportunidade de integração social e de experiência profissional para os jovens surdos.

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa [arroba] trt3.jus.br