Desembargador do TRT-MG realiza palestra sobre indenizações por acidente do trabalho
“Os acidentes de trabalho matam 10 pessoas e deixam 40 com invalidez total, diariamente no Brasil, quarto país do mundo em acidente de trabalho”. A afirmação foi feita pelo desembargador do TRT-MG Sebastião Geraldo de Oliveira, durante o Congresso Internacional de Direito do Trabalho , que reuniu 1.500 pessoas no Centro de Convenções Gov. Pedro Neiva de Santana, em São Luiz, Maranhão.
O desembargador lembra que, a partir de 2005, após a edição da Emenda Constitucional 45, a Justiça do Trabalho passou a julgar questões polêmicas, como as indenizações por acidente de trabalho. De acordo com ele, ocorrem no Brasil mais de 500 mil acidentes por ano, com 2.700 mortes. Esses números podem ser maiores, pois representam apenas os dados notificados, já que há uma tendência de não comunicar os casos aos órgãos responsáveis, conforme afirma o desembargador.
Durante Congresso, o desembargador lançou o livro Indenização por Acidente de Trabalho ou Doença Ocupacional . A palestra do desembargador Sebastião Geraldo foi realizada no último dia 21 de agosto.