Você está aqui:

Experiências de combate a descumprimento da legislação trabalhista são apresentadas em seminário no TRT

publicado: 21/09/2007 às 14h46 | modificado: 21/09/2007 às 17h46

Dando continuidade ao Seminário "Cenários Atuais da Terceirização", auditores fiscais do trabalho apresentaram, na tarde desta sexta-feira, no plenário do TRT, casos reais relatados pela Inspeção Fiscal em Minas Gerais. Em seguida, o juiz do Trabalho, Jônatas dos Santos Andrade, titular da Vara do Trabalho de Parauapebas (PA), relatou experiências da Vara Itinerante de Repressão ao Trabalho Escravo do TRT paraense.

Experiências de combate a descumprimento da legislação trabalhista são apresentadas em seminário no TRT (imagem 1)
Auditor fiscal Francisco Barros

Segundo o auditor Francisco Henrique Otoni de Barros, de janeiro a agosto de 2007, foram realizadas cerca de 28 mil ações fiscais no estado, com 10 mil autuações. Para o combate às novas formas de exploração do trabalho humano, Francisco Barros destacou ser de suma importância as ações estratégicas e conjuntas de auditores, procuradores e juízes do trabalho. Foram apresentados, pelos auditores, casos reais de descumprimento generalizado da legislação trabalhista, constatados em inspeções nos setores de telecomunicações e hospitalar, e na indústria canavieira de Minas.

O juiz Jônatas dos Santos Andrade apresentou a experiência de repressão ao trabalho escravo realizado pela Justiça do Trabalho do Pará. Segundo o magistrado, de acordo com as estatísticas, o Pará tem a maior ocorrência de trabalho escravo. Por essa razão, em 2002, foi instituída a Vara Itinerante para atender a casos urgentes dessa natureza. No período de 2002 a 2006, foram realizadas 16 missões pela Floresta Amazônica, em conjunto com o Grupo Móvel de Fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego, e muitos trabalhadores libertados. Para realizar as incursões, os magistrados passaram por treinamento de sobrevivência na selva.

Experiências de combate a descumprimento da legislação trabalhista são apresentadas em seminário no TRT (imagem 2)
Juiz Jônatas Andrade

Visualizações: