Magistrados da 3ª Região participam de seminário sobre conciliação em Brasília
Juízes da 3ª Região participaram, no TRT da 10ª Região, em Brasília, nos dias 12 e 13 de abril, do Seminário "A Conciliação na Justiça do Trabalho", uma realização do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), como mais uma ação integrante do Movimento Conciliar é Legal.
A juíza Adriana Goulart de Sena, titular da 35ª Vara do Trabalho de BH e membro do Conselho Consultivo da Escola Judicial da 3ª Região, realizou palestra sobre métodos de conciliação para os magistrados presentes, de forma que eles possam se tornar multiplicadores desses conhecimentos na região em que trabalham.
Dimensões da conciliaçãoAdriana Sena lembrou que na Justiça do Trabalho quem concilia é o Juiz, já que o seu afastamento do processo de conciliação malfere a lei (arts. 846, 850, 852-E; e sempre o art. 764, todos da CLT) e que o Juiz trabalhista tem uma vasta e rica experiência nesse tema que pode e deve ser enriquecida.
A juíza falou ainda sobre os três tipos de dimensões da conciliação judicial: a jurídica, a sócio-econômica e a psicológica. Mencionou, também, que a conciliação na Justiça do Trabalho é realizada em números relativamente altos, portanto, não se faz necessário introduzir a cultura da conciliação, mas sim dotar seus Juízes de ferramentas técnicas para melhor atuar nessa função jurisdicional. A seguir, foram explicitadas as técnicas aplicáveis, inclusive com material áudio-visual respectivo.
O juiz Fernando Luiz Gonçalves Rios Neto, titular da 39ª Vara do Trabalho de BH e conselheiro da Escola Judicial, e o juiz Marcelo Moura Ferreira, titular da 3ª Vara do Trabalho de Contagem, também representaram o TRT da 3ª Região no evento.