Marcus Barberino lança livro em Belo Horizonte

publicado 28/03/2008 15:13, modificado 28/03/2008 18:13

Em concorrida sessão realizada na tarde desta sexta-feira, foi lançado no TRT mineiro o livro Justiça do Trabalho e Mercado de Trabalho - Interação entre Poder Judiciário e a Regulação do Trabalho no Brasil.

A obra, de autoria do juiz do Trabalho Marcus Menezes Barberino Mendes, do TRT da 15ª Região, é resultado da dissertação de mestrado em desenvolvimento econômico, defendida no Instituto de Economia da Unicamp, orientada pelo professor Cláudio Dedecca, que compôs a banca ao lado do economista e pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e do Trabalho Marcelo Proni e do magistrado, jus-laborista e cientista político Maurício Godinho Delgado.

Em seus sete capítulos o livro “desvela o caráter não neutral do sistema de justiça e sua intensa relação com os fenômenos políticos e econômicos, identificando pontos de inflexão relevantes, principalmente nos momentos de crise de legitimidade do sistema político, tanto os de inclinação democrática como os autoritários”.

Marcus Barberino, sem fazer concessões ao liberalismo econômico e rejeitando o senso comum que identifica “corporativismo” com autoritarismo, sustenta a importância da regulação pública nas economias ocidentais contemporâneas, quer para reduzir a assimetria política e econômica entre trabalho e capital, quer para ampliá-la, como se verifica contemporaneamente.

Marcus Barberino lança livro em Belo Horizonte (imagem 1)
Para o autor, o acervo documental do TRT mineiro é o mais completo do país (foto: Leonardo Andrade)

O lançamento do livro foi precedido de palestra do autor seguida de debate, que teve a participação do desembargador Antônio Álvares da Silva e do juiz José Eduardo de Resende Chaves Júnior, titular da 21ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, autor do prefácio da obra.

A realização é do Projeto Leis & Letras/Centro de Memória da Escola Judicial do TRT-MG, em parceria com a Biblioteca Juiz Cândido Gomes de Freitas.

Visualizações: