Você está aqui:

Ministra Ellen Gracie abre Semana da Conciliação no TRT-MG

publicado: 12/11/2007 às 05h00 | modificado: 12/11/2007 às 07h00
Ministra Ellen Gracie abre Semana da Conciliação no TRT-MG (imagem 1)

A ministra Ellen Gracie, presidente do STF, fará a abertura da III Semana da Conciliação que o TRT-MG promove, de 3 a 8 de dezembro próximo. Na solenidade de abertura, que será realizada às 11:30 horas, no plenário do TRT, a ministra será agraciada, ainda, com a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho Juiz Ari Rocha, no grau Grã-Cruz.

O Movimento pela Conciliação foi deflagrado nacionalmente, em dezembro de 2006, pelo Conselho Nacional de Justiça, objetivando incentivar uma nova mentalidade, voltada para a pacificação social, diminuir o tempo de duração do litígio e viabilizar a solução dos conflitos por meio de procedimentos simplificados, levando, por conseqüência, à redução do número de processos que tramitam no Judiciário.

“O entendimento entre as partes é sempre a melhor forma para que a justiça prevaleça. O objetivo é uma sociedade capaz de enfrentar suas controvérsias de modo menos litigioso, valendo-se da conciliação, orientada por pessoas qualificadas, para diminuir o tempo na busca da solução de conflitos e reduzir o número de processos, contribuindo, assim, para o alcance da paz social”. Assim se expressou a ministra Ellen Gracie ao lançar o movimento.

O TRT-MG participa desde o início do Movimento. Nas duas primeiras edições da sua Semana da Conciliação, realizadas em dezembro de 2006 e junho de 2007, com o lema “Conciliar é Nossa Missão”, o TRT alcançou números expressivos de acordos com os mutirões de audiências realizados em todo o estado.

Durante toda a Semana, todas as varas do Trabalho de Minas realizarão audiências de conciliação. O TRT, em parceria com o TJ MG, estará presente às comemorações populares relativas ao evento.

Visualizações: