Segunda Instância do TRT inicia mutirão para conciliação de processos
Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.
O juiz Tarcísio Alberto Giboski, presidente do TRT, participou, nesta segunda-feira, 4 de dezembro, no Plenário do TRT, do Mutirão para conciliar processos na Segunda Instância , atividade que faz parte da “Semana da Conciliação no TRT” . O mutirão teve início às 13h30min, na sessão da Primeira Turma, com 4 processos incluídos em pauta. Em um desses processos, após diversas negociações, os juízes e procuradores das partes chegaram a um acordo realizando a primeira conciliação. O processo tramitava desde de 2003.
A inclusão de processos passíveis de conciliação na pauta das Turmas do TRT obedece à forma da proposição do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
“A Semana da Conciliação no TRT tem por objetivo apresentar à sociedade a conciliação como uma contribuição para a paz social. Por isso, tem que haver um apaziguamento dos espíritos. A solução amigável dos conflitos é o melhor caminho”, disse o juiz Tarcísio Giboski, na abertura da sessão da Primeira Turma.
![]() |
Sessão da 1ª Turma |
Participaram da sessão os juízes Maurício José Godinho Delgado (presidente da Primeira Turma), Deoclécia Amorelli Dias, Marcus Moura Ferreira e Manuel Cândido Rodrigues.
Após a homologação do acordo, que contou com esforços e ponderações das partes e dos juízes, o presidente do TRT solicitou o encaminhamento de uma cópia da ata para o Centro de Memória da Justiça do Trabalho de Minas Gerais e outra para a ministra Ellen Grace Northfleet, presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça que promove o Movimento pela Conciliação.
![]() |
Juiz Tarcísio Giboski e os advogados Luciano Marcos da Silva e Alberto Magno Gontijo Mendes |