TRT cria Juízo Auxiliar para agilizar execuções trabalhistas do Hospital Dom Bosco
O TRT da 3ª Região criou o Juízo Auxiliar de Execuções do Hospital Dom Bosco para agilizar as execuções de aproximadamente 270 processos trabalhistas da empresa.
O Juízo já está realizando as audiências de conciliação desde 30 de outubro e designou novas audiências para todo o mês de novembro. A intenção, conforme a juíza auxiliar Cristiana Soares Campos, é solucionar todas as execuções, concentradas no Juízo Auxiliar, até o final deste ano de 2006.
O hospital, localizado em Venda Nova, que desde meados do ano vinha funcionando de forma precária, já está desativado. O município de BH realizou estudos para instalar, no local do hospital, que pertencia à iniciativa privada, um posto de Pronto Atendimento. Com este objetivo, efetuou a desapropriação do imóvel e depositou R$2,200 milhões, que estão à disposição da Justiça do Trabalho para quitação dos processos em execução. Este dinheiro será utilizado pelo Juízo Auxiliar para pagamento de reclamantes.
TRT de Minas confirma sucesso do Juízo AuxiliarO Juízo Auxiliar de Conciliação em Precatórios foi criado em 16 de março de 2000, iniciativa até então inédita no país, que agilizou e solucionou a morosidade no pagamento das dívidas trabalhistas devidas pelo governo do estado. Acordo entre o Estado, a OAB e os reclamantes, consiste no depósito mensal de determinada quantia, destinada, pelo Juízo Auxiliar, à quitação dos precatórios, obedecendo, sempre, à ordem cronológica.
O modelo do TRT mineiro tornou-se um referencial de agilidade e eficiência para todo o país por adotar medidas simples, inovadoras e criativas na solução do pagamento dos precatórios, que são quitados com segurança e clareza entre as partes envolvidas.
O modelo, inicialmente adotado para agilizar o pagamento de precatórios, estende-se agora, à quitação dos processos em execução do Hospital Dom Bosco, por força do provimento 05/2006 do TRT.