TRT e Escola Judicial promovem videoconferência de Barcelona sobre E-justiça
O TRT de Minas e a Escola Judicial promovem nesta quinta-feira, dia 20, uma videoconferência diretamente de Barcelona, na Espanha, com o Professor Agustí Cerrillo, da Univesitat Oberta de Catalunya , sobre o tema “E-justiça na Espanha”. A videoconferência está sendo promovida pelo grupo de estudos Justiça e Direito Eletrônicos, da Escola Judicial, em parceria com a Rede Latino-americana de Juízes - REDLAJ - www.redlaj.org , e será viabilizada por meio de um software desenvolvido pela Open University , que também fará a hospedagem virtual do evento.
Segundo o vice-presidente da REDLAJ, Juiz José Eduardo de Resende Chaves Júnior, titular da 21ª Vara de BH, a videoconferência internacional se reveste da maior importância neste momento em que o Conselho Nacional de Justiça procura incrementar cada vez mais a implantação do processo eletrônico na Justiça: “e a videoconferência é instrumento inovador, que permite a troca de experiências, estudos e informações com o resto do mundo de maneira rápida e com baixo custo”, ressalta o juiz. Dentro desse contexto, o professor Agustí Cerrillo vai traçar um perfil do funcionamento do processo eletrônico na Espanha e o nível de informatização do Judiciário espanhol, além de trazer vários dados referente à informatização de processos na América Latina.
O professor Agustí Cerrillo é Doutor em Direito, formado em Ciências Políticas e de Administração. É Professor de Direito Administrativo e Diretor do Programa de Direito e da pós-graduação em Administração Eletrônica da Universitat Oberta de Catalunya (Barcelona - Espanha). Pesquisou e publicou artigos e monografias sobre administração eletrônica, difusão de informação pública através da internet e governança da cooperação ao desenvolvimento. Na atualidade, o professor pesquisa sobre as repercussões das novas tecnologias de informação e comunicação na Administração Pública e no Direito Administrativo, além de dirigir um grupo de pesquisa da Universitat Oberta de Catalunya sobre E-Justiça, tendo participado da elaboração de estudo sobre a matéria para a XIII Cúpula Judicial ibero-americana.
A videoconferência acontecerá às 16 horas, no Plenário do 8º andar, na sede do TRT - Avenida Getúlio Vargas, nº 225. Poderão participar do evento operadores jurídicos e de informática.
As inscrições poderão ser feitas no site da Escola, no endereço: aej@mg.trt.gov.br , mas as vagas são limitadas.