TRT e Feneis celebram parceria no Dia Nacional do Surdo
Nesta quarta-feira, 26, Dia Nacional do Surdo, o TRT e a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos – Feneis, promoveram um encontro para celebrar a data e o sucesso da parceria. A data marca a luta histórica da comunidade surda por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania e foi escolhida em referência à criação da primeira escola para surdos no Brasil, o Instituto dos Surdos-Mudos do Rio de Janeiro, inaugurado em 26 de setembro de 1857.
Do TRT compareceram o desembargador Paulo Roberto Sifuentes Costa, corregedor, Luís Paulo Garcia Faleiro, diretor-geral, Lucas Fernandes Viana, assessor de Apoio à Primeira Instância, e Rosângela de Oliveira Severino, representado o diretor de Recursos Humanos, Sylvio Túlio Peixoto. Pela Feneis estiveram presentes Márcio Ribeiro de Pinho, coordenador do programa e intérprete dos jovens, Ednilson Freitas, gestor de pessoas e Rosilene Novaes, diretora regional da instituição, além dos jovens contratados pelo TRT.
O corregedor do TRT elogiou o convênio estabelecido entre as duas instituições e destacou a importância de iniciativas como essa para a inclusão social desses jovens, lembrando que “além do resgate da dignidade e da cidadania, eles estão suprindo uma carência nas varas do trabalho”.
Desde agosto de 2006, o TRT de Minas vem recebendo, por meio de parceria firmada com a Feneis, jovens portadores de deficiência auditiva para prestarem serviço nas varas do Trabalho da capital. Recentemente, o convênio foi estendido para o interior, com a contratação de mais 40 funcionários, com idades variando entre 18 e 31 anos. Este primeiro grupo vai atuar nas secretarias das varas, auxiliando na autuação de processos.
![]() |
Ednilson de Freitas, Rosângela de Oliveira Severino, Luís Paulo Garcia Faleiro, desembargador Paulo Roberto Sifuentes Costa, Lucas Fernandes Viana, Rosilene Novais e Márcio Ribeiro de Pinho |