TRT e Feneis celebram parceria no Dia Nacional do Surdo

publicado 26/09/2007 12:33, modificado 26/09/2007 15:33

Nesta quarta-feira, 26, Dia Nacional do Surdo, o TRT e a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos – Feneis, promoveram um encontro para celebrar a data e o sucesso da parceria. A data marca a luta histórica da comunidade surda por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania e foi escolhida em referência à criação da primeira escola para surdos no Brasil, o Instituto dos Surdos-Mudos do Rio de Janeiro, inaugurado em 26 de setembro de 1857.

Do TRT compareceram o desembargador Paulo Roberto Sifuentes Costa, corregedor, Luís Paulo Garcia Faleiro, diretor-geral, Lucas Fernandes Viana, assessor de Apoio à Primeira Instância, e Rosângela de Oliveira Severino, representado o diretor de Recursos Humanos, Sylvio Túlio Peixoto. Pela Feneis estiveram presentes Márcio Ribeiro de Pinho, coordenador do programa e intérprete dos jovens, Ednilson Freitas, gestor de pessoas e Rosilene Novaes, diretora regional da instituição, além dos jovens contratados pelo TRT.

O corregedor do TRT elogiou o convênio estabelecido entre as duas instituições e destacou a importância de iniciativas como essa para a inclusão social desses jovens, lembrando que “além do resgate da dignidade e da cidadania, eles estão suprindo uma carência nas varas do trabalho”.

Desde agosto de 2006, o TRT de Minas vem recebendo, por meio de parceria firmada com a Feneis, jovens portadores de deficiência auditiva para prestarem serviço nas varas do Trabalho da capital. Recentemente, o convênio foi estendido para o interior, com a contratação de mais 40 funcionários, com idades variando entre 18 e 31 anos. Este primeiro grupo vai atuar nas secretarias das varas, auxiliando na autuação de processos.

TRT e Feneis celebram parceria no Dia Nacional do Surdo (imagem 1)
Ednilson de Freitas, Rosângela de Oliveira Severino, Luís Paulo Garcia Faleiro, desembargador Paulo Roberto Sifuentes Costa, Lucas Fernandes Viana, Rosilene Novais e Márcio Ribeiro de Pinho

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa [arroba] trt3.jus.br