TRT fecha acordo salarial com funcionários de hospital
Terminou em acordo a audiência de conciliação entre os representantes da Fundação Felice Rosso e do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Belo Horizonte – SINDEESS.
Durante a audiência realizada na manhã desta terça-feira, 12 de agosto de 2008, as partes aceitaram a proposta apresentada pelo desembargador instrutor, Caio Luiz de Almeida Vieira de Mello, de reajuste salarial de 5,5%, correspondente ao INPC do período, sobre os salários praticados no mês de julho/2008, a ser pago na folha de pagamento do mês de agosto/2008, acrescido de 0,5% de aumento real, o que totaliza 6%. E mais: antecipação salarial de 1,5% referente à próxima data-base (abril/2009), a ser pago a partir da folha de pagamento do mês de novembro/2008; aumento salarial de 10% para os empregados que ganhem até um salário-mínimo, sobre os salários praticados no mês de julho/2008, a ser pago na folha de pagamento do mês de agosto/2008; abono salarial de R$ 160,00 para todos os empregados, a ser pago na folha de pagamento do mês de agosto/2008. A cesta básica passará a ser fornecida no valor de R$ 60,00, a partir de agosto/2008 e seu pagamento será efetuado em 20/set/2008.
Pelo acordo, ainda, está proibida a dispensa imotivada em virtude do movimento grevista, assim como o desconto dos dias parados e punição aos grevistas, mantendo as demais normas e condições de trabalho previstas no último ACT firmado entre as partes (f. 45/57), com garantia de emprego de noventa dias a partir de 1º de agosto de 2008, ressalvadas as dispensas já efetuadas até a presente data, desde que não tenham sido em decorrência do movimento grevista.
O desembargador agradeceu as partes pelo espírito conciliatório demonstrado no curso das audiências e de igual forma a participação efetiva dos representantes do Ministério Público do Trabalho.