Você está aqui:

TRT premia vencedores de concurso de frases na Semana da Conciliação

publicado: 07/12/2007 às 13h55 | modificado: 07/12/2007 às 15h55

Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.

TRT premia vencedores de concurso de frases na Semana da Conciliação (imagem 1)
Juíza Adriana Goulart de Sena, secretário de educação Hugo Vocurca Teixeira, presidente Tarcísio Giboski e corregedor Paulo Sifuentes Costa

“Conciliar é colocar um tijolinho a mais na construção da paz social”. A frase, de autoria de Maraíla Natanni do Carmo Gervásio, aluna da 7ª série da Escola Municipal Hilda Rabelo Mata, foi a vencedora do concurso de frases sobre o tema “Conciliação e Paz Social”, atividade que integrou a programação da III Semana da Conciliação do TRT-MG.

A premiação dos alunos vencedores ocorreu em solenidade realizada hoje no TRT, que contou com as presenças dos desembargadores Tarcísio Alberto Giboski, presidente, e Paulo Roberto Sifuentes Costa, corregedor e presidente eleito; da juíza Adriana Goulart de Sena, membro da Comissão Permanente do Movimento pela Conciliação; do secretário municipal de Educação, Hugo Vocurca Teixeira, representando o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, e membros da comissão julgadora do concurso.

Pela escola vieram o vice-diretor, Rogério Avelino Miranda, representando a diretora Cláudia de Mello Lopes, os alunos da 7ª série e as professoras Karine Michelle de Abreu e Silva, Vânia Rodrigues Chaves e Maria da Conceição Ferreira da Cunha.

Construção da paz

O presidente Tarcísio Giboski saudou os alunos, destacando que este é um momento importante para a história do TRT da 3ª Região e que “por meio do concurso – iniciativa das mais felizes – foi aberto um espaço para que eles pudessem participar da história da Justiça do Trabalho”. Refletindo sobre a frase vencedora, Giboski destacou que a construção da paz é uma obra sem fim e que a prática da conciliação deve ser um exercício para toda a vida. “Quando deixamos de exercitá-la, surgem os desentendimentos, as guerras, um círculo danoso para a humanidade. A construção da paz é um processo permanente que não deve jamais se extinguir”, ressaltou.

Já o corregedor definiu a conciliação como um processo de conscientização que deve avançar sobre toda a sociedade: “A conciliação que aqui professamos é a que alcança toda a sociedade”, lembrou Paulo Sifuentes, para quem “conciliar é um exercício que se pratica em cada gesto, cada ato cotidiano, no lazer, na escola, no trânsito, no trabalho. Nos gestos de gentileza, o exercício da cidadania e a esperança de termos um mundo mais pacífico e uma sociedade mais justa e mais feliz”, completou.

O secretário de Educação elogiou a iniciativa do TRT e o entusiasmo dos alunos e professores da Escola Municipal Hilda Rabelo Mata que aceitaram o desafio, e lembrou que “as escolas precisam fundamentalmente ensinar o aluno a refletir”.

TRT premia vencedores de concurso de frases na Semana da Conciliação (imagem 2)
Tarcísio Giboski e Maraíla Natanni do Carmo Gervásio, autora da frase vencedora

As outras duas frases vencedoras foram: “Seja inteligente, paz e conciliação é o melhor prá gente”, de Izabelle Bárbara Gomes Resende e “Conciliar pode ser a melhor opção porque nem sempre temos a solução que precisamos mas podemos ter a paz que procuramos”, de Lucas Domingos Castro. O concurso foi realizado em parceria com a Escola Judicial do TRT, por meio do seu Centro de Memória, sendo que a Escola Municipal Hilda Rabelo da Mata foi a última instituição a visitar, neste ano, o TRT, pelo Projeto Justiça e Cidadania. As frases foram escolhidas por uma comissão designada pelo TRT que levou em conta a criatividade, a clareza, a originalidade e a pertinência ao tema.

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa@trt3.jus.br