Você está aqui: Início / Notícias / Comunicação / Notícias Institucionais / Importadas 2006 a 2008 / TRT premia vencedores de concurso de frases na Semana da Conciliação

TRT premia vencedores de concurso de frases na Semana da Conciliação

publicado 07/12/2007 13:55, modificado 07/12/2007 15:55
TRT premia vencedores de concurso de frases na Semana da Conciliação (imagem 1)
Juíza Adriana Goulart de Sena, secretário de educação Hugo Vocurca Teixeira, presidente Tarcísio Giboski e corregedor Paulo Sifuentes Costa

“Conciliar é colocar um tijolinho a mais na construção da paz social”. A frase, de autoria de Maraíla Natanni do Carmo Gervásio, aluna da 7ª série da Escola Municipal Hilda Rabelo Mata, foi a vencedora do concurso de frases sobre o tema “Conciliação e Paz Social”, atividade que integrou a programação da III Semana da Conciliação do TRT-MG.

A premiação dos alunos vencedores ocorreu em solenidade realizada hoje no TRT, que contou com as presenças dos desembargadores Tarcísio Alberto Giboski, presidente, e Paulo Roberto Sifuentes Costa, corregedor e presidente eleito; da juíza Adriana Goulart de Sena, membro da Comissão Permanente do Movimento pela Conciliação; do secretário municipal de Educação, Hugo Vocurca Teixeira, representando o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, e membros da comissão julgadora do concurso.

Pela escola vieram o vice-diretor, Rogério Avelino Miranda, representando a diretora Cláudia de Mello Lopes, os alunos da 7ª série e as professoras Karine Michelle de Abreu e Silva, Vânia Rodrigues Chaves e Maria da Conceição Ferreira da Cunha.

Construção da paz

O presidente Tarcísio Giboski saudou os alunos, destacando que este é um momento importante para a história do TRT da 3ª Região e que “por meio do concurso – iniciativa das mais felizes – foi aberto um espaço para que eles pudessem participar da história da Justiça do Trabalho”. Refletindo sobre a frase vencedora, Giboski destacou que a construção da paz é uma obra sem fim e que a prática da conciliação deve ser um exercício para toda a vida. “Quando deixamos de exercitá-la, surgem os desentendimentos, as guerras, um círculo danoso para a humanidade. A construção da paz é um processo permanente que não deve jamais se extinguir”, ressaltou.

Já o corregedor definiu a conciliação como um processo de conscientização que deve avançar sobre toda a sociedade: “A conciliação que aqui professamos é a que alcança toda a sociedade”, lembrou Paulo Sifuentes, para quem “conciliar é um exercício que se pratica em cada gesto, cada ato cotidiano, no lazer, na escola, no trânsito, no trabalho. Nos gestos de gentileza, o exercício da cidadania e a esperança de termos um mundo mais pacífico e uma sociedade mais justa e mais feliz”, completou.

O secretário de Educação elogiou a iniciativa do TRT e o entusiasmo dos alunos e professores da Escola Municipal Hilda Rabelo Mata que aceitaram o desafio, e lembrou que “as escolas precisam fundamentalmente ensinar o aluno a refletir”.

TRT premia vencedores de concurso de frases na Semana da Conciliação (imagem 2)
Tarcísio Giboski e Maraíla Natanni do Carmo Gervásio, autora da frase vencedora

As outras duas frases vencedoras foram: “Seja inteligente, paz e conciliação é o melhor prá gente”, de Izabelle Bárbara Gomes Resende e “Conciliar pode ser a melhor opção porque nem sempre temos a solução que precisamos mas podemos ter a paz que procuramos”, de Lucas Domingos Castro. O concurso foi realizado em parceria com a Escola Judicial do TRT, por meio do seu Centro de Memória, sendo que a Escola Municipal Hilda Rabelo da Mata foi a última instituição a visitar, neste ano, o TRT, pelo Projeto Justiça e Cidadania. As frases foram escolhidas por uma comissão designada pelo TRT que levou em conta a criatividade, a clareza, a originalidade e a pertinência ao tema.

Visualizações:

Pesquisar

Pesquisa de notícias.

/ /  
/ /