TST empossa novos dirigentes
Em sessão realizada na última sexta-feira, dia 3, foram empossados os novos dirigentes do Tribunal Superior do Trabalho para o biênio 2007/2009. São eles: ministros Rider Nogueira de Brito, presidente; Milton de Moura França, vice-presidente e João Oreste Dalazen, corregedor-geral da Justiça do Trabalho.
Em seu discurso de posse, o novo presidente do TST defendeu a necessidade de modernização das normas trabalhistas, a partir de uma reforma na legislação sindical “que possa dar como fruto o nascimento de sindicatos realmente representativos da classe trabalhadora”.
Segundo Rider de Brito, o exame da legislação trabalhista brasileira induz à falsa conclusão de que “a classe trabalhadora brasileira é uma das mais protegidas do planeta”, mas que a realidade é outra. “A realidade é um contracheque cheio de parcelas, cujo total não proporciona, ao final, condições dignas de vida. São parcelas e parcelas que dão a ilusão de proteção, de boas condições de trabalho e de vida, mas que, na realidade, são apenas geradoras de conflitos”, ressaltou. Para ele, os conflitos resultam da dificuldade de entendimento e de cumprimento das normas, que fazem com que “os departamentos de pessoal e setores jurídicos sejam desproporcionais ao tamanho das empresas”.