Encerrado em Belo Horizonte 1º Encontro de Magistrados

Foi encerrado no início da noite desta terça-feira, dia 17, pelo presidente do TRT da 3ª Região, desembargador Eduardo Augusto Lobato, o 1º Encontro de Magistrados do Foro da Justiça do Trabalho de Belo Horizonte, do qual participaram 94 juízes entre titulares, auxiliares e substitutos.
Em sua manifestação, o desembargador Lobato elogiou a iniciativa do Núcleo de Cooperação Judiciária do Foro da capital e destacou a qualidade das 79 propostas apresentadas pelos quatro grupos de trabalho, recomendando o acompanhamento do Núcleo para a efetividade da implementação das propostas. Aos participantes, o presidente do TRT informou ainda que vai divulgar para os Regionais do país a iniciativa mineira “demonstração patente da competência dos juízes da 3ª Região para resolver os problemas da 1ª Instância”.
![]() |
Juízes Gisele de Cássia Vieira Dias Macedo e João Bosco de Barcelos Coura, presidente da Amatra3, desembargadores Luiz Otávio Linhares Renault, corregedor, Eduardo Augusto Lobato, presidente, e César Machado, diretor da Escola Judicial, juiz Rogério Valle Ferreira e Demósthenes Silva, secretário-geral da presidência |
Antes do presidente se manifestar, a juíza Gisele de Cássia Vieira Dias Macedo, titular da 2ª VT, apresentou um documento com as 79 diretrizes aprovadas na plenária, que legitima o encontro como atividade institucional e de formação continuada, criando um sistema de gestão participativa no Foro de Belo Horizonte e promovendo a integração dos representantes dos Grupos de Vara na estrutura da Diretoria do Foro, com “função consultiva e cooperativa”, que intermediarão a participação de todos os magistrados na gestão do Foro e na administração da justiça, regulamentada na Portaria TRT/SGP/1056/2010. No mesmo documento, os magistrados reconhecem que a existência de um espaço institucionalizado e permanente de intercâmbio pessoal e profissional constitui passo decisivo para a democratização da administração da Justiça no TRT da 3ª Região.
Também por meio do documento apresentado, foi criada uma comissão que acompanhará a implementação das diretrizes aprovadas, composta pelos juízes Antônio Gomes de Vasconcelos, Cléber Lúcio de Almeida, Carlos Roberto Barbosa e Jaqueline Monteiro de Lima. (Texto:Divina Dias/ Foto:Leonardo Andrade)