Você está aqui:

Escola Judicial discute educação a distância

publicado: 06/08/2010 às 10h05 | modificado: 06/08/2010 às 13h05

A juíza Adriana Goulart de Sena, conselheira da Escola Judicial do TRT da 3ª Região, participou nesta sexta, dia 6 de agosto, da abertura do seminário A Educação a Distância e a Formação de Agentes Públicos , promovido pela Rede de Escolas de Formação de Agentes Públicos de Minas Gerais.

Escola Judicial discute educação a distância (imagem 1)

O objetivo do seminário é a formação de servidores que atuam na docência e no planejamento e gestão de atividades de formação a distância. A juíza destacou, em sua fala de abertura, que a sociedade do conhecimento na era pós-industrial, impulsionada pelas inovações tecnológicas, exige de seus membros um aprendizado contínuo para produzir novos conhecimentos, principalmente, no campo profissional em que atuam. ”No caso da Justiça do Trabalho, com a rotina das varas e o alcance regional, superar esse quadro não é uma responsabilidade só dos indivíduos. É das instituições, que precisam capacitar seu capital humano para alcançar eficácia organizacional. É preciso ampliar as ofertas de cursos, capacitar os educadores para atuação neste novo contexto e criar condições necessárias para que o saber sistematizado de qualidade chegue até as pessoas e possa significar transformação e autonomia”.

Para o promotor de justiça e diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento do Ministério Público de Minas Gerais, Gregório Assagra de Almeida, a educação a distância é o caminho fundamental para a formação dos agentes públicos que atuam na defesa dos direitos fundamentais da sociedade.

O seminário contou também com a participação do coordenador de EAD da Escola de Magistratura da AMATRA2 e mestrando em Tecnologia da Inteligência pela PUC/SP, José Erigleidson da Silva, que ministrou palestra sobre o tema: Das Mídias de Massa às Mídias pós-Massivas. Segundo ele, é preciso investimento dos órgãos públicos na formação de equipes de tutores e designers de instrução, além do investimento em tecnologia de suporte para a comunicação. “Para isso é preciso o apoio da alta administração do setor público, no sentido de despertar o potencial pedagógico das mídias digitais para o ensino e aprendizagem a distância”.

O seminário A Educação a Distância e a Formação de Agentes Púbicos acontece, nesta sexta-feira, dia 06, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público Estadual, em Belo Horizonte, e tem como público alvo os gestores e docentes em programas de educação a distância dos diversos órgãos do Estado.

O evento prossegue no próximo dia 27 com a exposição da palestra "Planejamento, desenho, implementação e avaliação em programas de EAD on line" pela Mestre e Doutora em didática e metodologia do ensino pela USP, Andréa Filatro, e realização de oficinas. (Texto e foto: Márcia Barroso)

Visualizações: