Você está aqui: Início / Notícias / Comunicação / Notícias Institucionais / Importadas - 2009 a 2010 / Gestão Ambiental do TRT faz balanço positivo das suas ações

Gestão Ambiental do TRT faz balanço positivo das suas ações

publicado 04/06/2010 10:22, modificado 04/06/2010 13:22
TRT-MG padroniza uso de papel reciclado (imagem 1)

Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste 5 de junho, a Equipe de Gestão Ambiental do TRT da 3ª Região divulga um balanço positivo das suas ações com resultados importantes para a preservação do meio ambiente. De acordo com os dados apresentados,no ano passado o consumo de copos descartáveis foi reduzido em 99,5% em comparação com 2007. O valor economizado com a compra dos copos já superou o investimento feito com a aquisição de canecas de porcelana. Tal iniciativa evitou o descarte de mais de 2 milhões de copos de plástico, incluindo copinhos para café e água.

No Setor da Saúde foram encaminhados mais de 400 quilos de resíduos sólidos para descontaminação e disposição final adequada. Somente em Belo Horizonte foram coletadas e enviadas para reciclagem 985 lâmpadas fluorescentes. Além disso, com a padronização do papel no formato A4, a Subsecretaria Gráfica informou que é capaz de produzir 11% a mais de folhas. Cada resma de papel produz oito folhas de papel ofício desperdiçando assim boa parte. Com a padronização, a mesma resma produz nove folhas sem sobras.

Dentro da Meta 6 do Judiciário, regida pela Política de Sustentabilidade, a equipe está trabalhando para reduzir o consumo de energia elétrica, telefone, papel, água e combustível em pelo menos 2%, tendo como referência o ano de 2009.

A Equipe de Gestão Ambiental do TRT vem adotando iniciativas que conciliam a redução do consumo com o bem-estar dos servidores e proteção à natureza. Para a assinatura da Agenda Ambiental da Administração Pública -A3P - a Equipe está promovendo o curso de Formação de Lideranças em Sustentabilidade, com a consultora Deborah Munhoz. O curso é um importante passo para a implantação da Agenda A3P, que objetiva a racionalização do uso de recursos naturais e uma significativa economia para os cofres públicos. No curso são abordados temas como as questões socioambientais globais; o papel das lideranças, da tecnologia e da comunicação; princípios da Agenda A3P; responsabilidade socioambiental; sustentabilidade e prosperidade consciente.

Lançado em junho de 2007, o Projeto Ambiente Legal foi desenvolvido pela Comissão Permanente de Gestão Ambiental da Justiça do Trabalho de Minas, como forma de somar esforços aos programas já implementados para a preservação do nosso ecossistema. (Márcia Barroso)

Gestão Ambiental do TRT faz balanço positivo das suas ações (imagem 2)
Deborah Munhoz (a oitava, da esq. p/ dir.) e equipe do Programa de Gestão Ambiental

Visualizações:

Pesquisar

Pesquisa de notícias.

/ /  
/ /