Instituições discutem saúde do trabalhador no 1º Encontro das Cipas de Minas Gerais

publicado 16/03/2010 10:22, modificado 16/03/2010 13:22

Em reunião realizada no último dia 15, foi dado o pontapé inicial para a discussão e organização do 1º Encontro das Cipas (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) de Minas Gerais. O evento acontecerá no próximo dia 28 de abril, quando é comemorado o Dia Mundial (e Nacional) em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, e tem o apoio de várias instituições e entidades ligadas ao mundo trabalhista. A proposta do encontro é tornar-se um ponto de partida para o entrosamento entre trabalhadores, empresas, órgãos públicos e sindicatos para a construção de um fórum permanente de debates em defesa da saúde e segurança no exercício profissional.

De acordo com o juiz José Eduardo de Resende Chaves Júnior, titular da 21ª de VT de Belo Horizonte e um dos organizadores do encontro, serão discutidos temas ligados à saúde do trabalhador e ao novo papel das Cipas, além da importância de estimular os cipeiros no desempenho de suas funções.

Estiveram presentes à reunião o juiz José Eduardo Resende Chaves Júnior, representando a REDJAJ (Rede Latino-americana de Juízes) e IPEATRA (Instituto de Pesquisas e Estudos Avançados da Magistratura e do Ministério Público do Trabalho); Elaine Noronha Nassif, procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho/MG; Mário Parreiras de Faria, da SRTE/MG-SEGUR (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego/MG); João Carlos Gontijo de Amorim, representando a OAB/MG e a AMAT (Associação Mineira dos Advogados Trabalhistas); Bruno Reis de Figueiredo, presidente da Comissão Sindical da OAB/MG; Argemiro Ferro Filho, do SINDIELETRO/MG (Sindicato dos Eletricitários/MG); Marco Antônio de Jesus, da CUT-MG (Central Única dos Trabalhadores/MG), e João Alexandre Barroso, Carlos Calazans, Francisco Dionísio Inácio e Adriana Ferreira, do IN-TRABALHO (Instituto Mineiro de Relações do Trabalho). Apoiam também o evento as seguintes entidades: Fiemg (Federação das Indústrias/MG), Força Sindical e o Ministério da Previdência Social. Solange Kierulff. Foto: Leonardo Andrade

Instituições discutem saúde do trabalhador no 1º Encontro das Cipas de Minas Gerais (imagem 1)

Visualizações: