Você está aqui:

Magistrados e servidores se preparam para gestão administrativa e judiciária

publicado: 16/10/2009 às 14h32 | modificado: 16/10/2009 às 17h32

Encerrado nesta sexta-feira, 16 de outubro, o Curso Atualização em Gestão Administrativa e Judiciária de Vara do Trabalho, realizado pela Escola Judicial do TRT-MG. Durante sete encontros, foram abordados os temas: Gestão Administrativa e de Pessoal, Gestão de Processos, Gestão de Material e Patrimônio e Responsabilidade Ambiental ; e ainda, Gestão em Tecnologia da Informação .

O curso foi realizado por recomendação da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, Enamat, que promoveu, no último mês de abril, um treinamento para formadores, com o objetivo de aprimorar a atividade de gestão no 1º grau, com ênfase na gestão de pessoas, recursos materiais e processos. Na ocasião, a Enamat recomendou aos tribunais a promoção de cursos semelhantes. Participaram do curso na escola nacional as juízas da 3ª Região Adriana Goulart de Sena, titular da 35ª VT, e Silene Cunha de Oliveira, juíza auxiliar na 39ª e 40ª VTs, que atuaram como instrutoras no curso realizado pela 3ª Região.

Magistrados e servidores se preparam para gestão administrativa e judiciária (imagem 1)
Foto: Lucineide Pimentel
Formação abrangente

A juíza Adriana Goulart de Sena avalia que a 3ª Região promoveu uma formação mais completa, pois, além de abordar os temas propostos pela Enamat, estendeu a qualificação para áreas de Tecnologias da Informação, Material e Patrimônio e Gestão Ambiental. E ainda, envolveu servidores não só de Varas do Trabalho, mas de outros setores do Tribunal, que trabalham integrados com a 1ª Instância. Para a juíza, o curso atende a recomendação da Enamat e o Conselho Nacional de Justiça, que instituiu o planejamento estratégico unificado no Poder Judiciário, pois qualifica servidores e juízes para lidar com as metas. “Desta forma, o Tribunal começa a qualificar pessoal para administrar a instituição a longo prazo. O curso traz os servidores para o debate, para que possam também pensar a administração do Judiciário do Trabalho e do próprio TRT,” conclui.

Conclusões serão divulgadas

Foram mais de 50 participantes entre servidores e juízes, sendo que, o pessoal do interior acompanhou as aulas on line. As oficinas de encerramento, que foram presenciais, elaboraram as conclusões que serão divulgadas para as Varas do Trabalho, além de serem encaminhadas para os setores competentes, como sugestões de práticas que possam trazer melhorias para a gestão administrativa e judiciária da instituição. (Lucineide Pimentel)

Visualizações: