TRT-MG e Banco do Brasil celebram acordo de cooperação financeira
Foto: Walter Sales/ACS |
O Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região e o Banco do Brasil firmaram, nesta sexta-feira, 15 de maio, termo de cooperação técnica e financeira, além de acordo para concessão de crédito imobiliário a magistrados e servidores.
Ambos os instrumentos foram assinados na sede do TRT por seu presidente, desembargador Paulo Roberto Sifuentes Costa, pelo diretor-geral, Luís Paulo Garcia Faleiro, e pelo Superintendente Regional de Governo do Banco do Brasil, Márcio Coqui Tonholi, com chancela também de Márcio José do Amaral e Edirlei Faria de Mello, respectivamente gerentes de relacionamento e de segmento da instituição bancária.
A cooperação técnica e financeira, ajustada pelo prazo de 44 meses, tem por objetivo viabilizar o desenvolvimento de ações que busquem otimizar a estruturação do Tribunal para a melhoria da prestação jurisdicional, com investimento de mais de R$12 milhões, aplicáveis em equipamentos, veículos, mobiliários, utensílios, aluguel, construção, reforma e pagamento de despesas, segundo o diretor Luís Paulo. Em contrapartida, o Banco terá um posto de atendimento no andar térreo do prédio da Rua Mato Grosso exclusivamente para recebimento de depósitos judiciais e pagamento de alvarás.
Já no campo imobiliário, pelo que ficou conveniado, o Banco do Brasil passa a financiar imóveis residenciais para magistrados e servidores ativos, inativos e pensionistas com os menores juros por ele praticados para essa linha de crédito.
Sifuentes Costa agradeceu o esforço do Banco do Brasil no sentido de firmar o convênio de cooperação técnica e financeira em momento de crise, lembrando que ele permite dar à 1ª Instância, desde já, como parte do planejamento estratégico, instalações condignas, sem perder de vista o projeto da Escola de Engenharia, que é de longo prazo. Agradeceu também ao parceiro por propiciar aos magistrados e servidores financiamento imobiliário em condições mais favoráveis, mostrando-se desejoso de que possa vir a firmar outros convênios em benefício de todos.
Coqui Tonholi, por sua vez, homenageou o TRT mineiro, na pessoa de seu presidente, asseverando reconhecer a sua importância nacional, e entregou placa alusiva à homenagem prestada.
A solenidade foi prestigiada pelas desembargadoras Alice Monteiro de Barros e Denise Alves Horta, bem como pelas juízas Wilméia da Costa Benevides e Olívia Pinto Coelho, presidente da Amatra-3, que louvou a iniciativa das partes. (Walter Salles)