Aberta X Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho
Com a participação de 870 atletas, representando 20 Tribunais Regionais do Trabalho de todo o país, foi aberta nesse sábado, dia 17 de setembro, a X Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho. A cerimônia foi realizada na sede social da Associação dos Servidores do Tribunal do Trabalho da 3ª Região - Asttter, e, como não podia deixar de ser, foi permeada pela alegria e descontração dos atletas, seus familiares, servidores e dos profissionais da entidade que "vestiram a camisa" para a festa acontecer.
O momento mais emocionante foi o desfile dos atletas que integravam as delegações de Alagoas, Amazonas e Roraima, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Tocantins, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará e Amapá, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia e Acre, Santa Catarina e Sergipe, aplaudidos pela platéia e por servidores de todo o Brasil. A delegação de Minas, anfitriã do evento, foi a última a desfilar, de branco e vermelho e a alegria dos atletas era um cartão de boas-vindas aos visitantes.
O evento contou com as apresentações impecáveis do Coral Acordos e Acordes, do TRT-MG, acompanhado da desembargadora Cleube de Freitas Pereira, vice-presidente administrativo do TRT, ao piano, e da Banda da Polícia Militar, que executou os hinos Nacional e de Minas Gerais. Ao final, todos puderam desfrutar de uma feira de variedades, com bebidas e comidas típicas, artesanato e brindes da competição, o que contribuiu ainda mais para a integração de todos os competidores.
Os atletas também prestaram juramento ao espírito esportivo da competição que tem como objetivo o fair play e não o desentendimento (fotos: Madson Morais) |
Aliás, como bem ressaltou a presidente do TRT da 3ª Região, desembargadora Deoclecia Amorelli Dias, presente ao evento, este é um dos papéis mais importantes dos jogos, possibilitar a integração dos servidores: "Temos um país enorme, com suas diferenças regionais, então a Olimpíada é uma oportunidade de integração e troca de experiências dos servidores da Justiça do Trabalho de todo o país". A desembargadora, além de compor a mesa de honra, também deu sua contribuição à festa ao participar de Coral Acordo e Acordes, do qual é integrante.
O presidente da Asttter, Cassius Drummond encerrou o evento lembrando que a Olimpíada da Justiça do Trabalho significa, para os servidores, mais do que uma competição. Segundo ele, o objetivo deste evento esportivo, além de estimular a prática esportiva, alcançando benefícios para a saúde, é a melhoria da qualidade de vida ao combater o estresse da vida moderna.
A solenidade de abertura da Olimpíada foi prestigiada por diversas autoridades que se encontram em Belo Horizonte para a reunião do Colégio de Presidentes e Corregedores de Tribunais Regionais do Trabalho - Coleprecor - que terá lugar em Ouro Preto, nos dias 19 e 20 de setembro. Presentes os ministros do TST, Carlos Alberto Reis de Paula, Maria de Assis Calsing, Márcio Eurico Vitral Amaro, o presidente do TRT da 4ª Região e do Coleprecor, Carlos Alberto Robinson, o desembargador do TRT-MG, Eduardo Augusto Lobato, e o presidente da Associação Nacional dos Servidores do Judiciário Trabalhista - Anastra, Flaubert Barbosa dos Santos Júnior. Presentes também o diretor-geral do TRT, Guilherme Augusto de Araújo, o secretário-geral da presidência, Eliel Negromonte Filho, e a diretora judiciária, Sandra Pimentel Mendes.
Os jogos serão realizados em vários locais da cidade até o dia 24, a partir desta segunda-feira nas modalidades atletismo, natação, ciclismo, futebol soçaite, futsal, handebol, basquete, vôlei, futevôlei, vôlei de areia, tênis de campo, tiro ao alvo, pesca, judô, tênis de mesa, futebol de mesa, dama, dominó e xadrez. Assista na TV TRT-MG: Abertura das Olimpíadas em BH e Ministra participa de jogos. (Solange Kierulff)