Você está aqui:

Aprovação de mais uma vara do trabalho em Formiga é notícia na cidade

publicado: 11/01/2011 às 14h28 | modificado: 11/01/2011 às 16h28

A aprovação, pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho, da instalação de mais uma vara da Justiça do Trabalho na cidade de Formiga, foi destacada no jornal local O Pergaminho , que foi às bancas no dia 18 de dezembro com entrevista da juíza titular da Vara do Trabalho local, Graça Maria Borges de Freitas.

Na entrevista, a magistrada disse que a aprovação em questão era necessária devido ao grande movimento processual da vara que preside: Desde 2007, a Vara do Trabalho de Formiga tem sido a primeira ou segunda Vara em termos de movimento processual em Minas Gerais. Neste ano, mais uma vez, ela deve ser a mais movimentada. Na data de hoje [ontem], já são mais de 3.020 processos só de 2010. Achamos que esse número superará os 3.100, porque a distribuição de novas ações continuará durante o recesso .

Graça disse acreditar que a instalação da nova vara ocorra já no corrente ano, pois a necessidade é grande, o espaço físico já existe e há legislação prevendo a criação de nova unidade quando o número de processos ultrapassa 1.500 por ano: Sendo assim, acreditamos que, depois da aprovação Legislativa [pelo Congresso Nacional], a instalação seja rápida, pois a infraestrutura está pronta. A expectativa é para o ano que vem, porque a carência é grande no caso de Formiga e há disposição legal que prevê a instalação de uma segunda Vara quando o número de processos ultrapassa 1.500 por ano. Não há data precisa, mas posso assegurar que o presidente do Tribunal do Trabalho em Minas Gerais [desembargador Eduardo Augusto Lobato] está com muito empenho de instalar, ainda na gestão dele, as varas novas que foram aprovadas pelo Conselho , ressalta.

A juíza concluiu a entrevista afirmando que a nova vara trará benefícios para os servidores, uma vez que haverá maior número de cargos e serão criadas novas gratificações, inclusive com acréscimo de salário para alguns, e para os advogados e jurisdicionados, pois as audiências serão realizadas com maior brevidade e a prestação de serviços será ainda melhor.

Atualmente, a juíza Graça Freitas conta com o apoio do juiz auxiliar Anselmo Bosco, do diretor de secretaria Rodrigo Figueiredo Moretzsohn, de 20 servidores e de alguns estagiários que prestam serviços na Vara formiguense.

Visualizações: