Você está aqui:

Coleprecor decide formar comissão para discutir concurso de juízes

publicado: 20/09/2011 às 15h34 | modificado: 20/09/2011 às 18h34

A 6a Reunião Ordinária do Coleprecor - Colégio de Presidentes e Corregedores dos TRTs, que teve inicio na manhã de ontem, em Ouro Preto, foi encerrada hoje com palestra do juiz do trabalho do Rio Grande do Sul, Francisco Rossal de Araujo, sobre o "ponto de corte" do concurso para ingresso na carreira da magistratura trabalhista, e com a apresentação do Coral Acordos & Acordes, do TRT de Minas.

Coleprecor decide formar comissão para discutir concurso de juízes (imagem 1)

Os fundamentos do magistrado para aumentar o número de candidatos aprovados na primeira etapa do concurso para juiz do trabalho substituto, de 200 e 300, respectivamente, nos certames com até 1.500 e mais de 1.500 candidatos inscritos, para 500, foram bem recebidos, mas o Colegiado preferiu criar uma comissão composta de cinco regionais para discutir a melhor forma do concurso, sendo forte entre os presentes a ideia de propor o retorno da primeira prova dissertativa, em substituição ao sistema atual de múltipla escolha. A presidente do TRT-MG, Deoclecia Amorelli Dias, vai integrar a comissão, que terá coordenação executiva do juiz Francisco Rossal de Araujo.

Foi criada também uma comissão composta por três presidentes de TRTs para debater e, se for o caso, propor ao CSJT, por meio do Coleprecor, que os projetos dos TRTs, principalmente para a criação varas e cargos, sejam unificados. Hoje, cada Regional apresenta seu projeto separadamente.

Com a palavra, a presidente do TRT de Minas Deoclecia Amorelli Dias cumprimentou a comunidade gaúcha, na pessoa do desembargador Carlos Alberto Robinson, presidente do TRT-RS e coordenador do Coleprecor, pelos seus ideais de vitória comemorados em 20 de setembro. Contam os historiadores que nesse mesmo dia do ano de 1835 os farroupilhas, liderados por Bento Gonçalves, entraram na província de Porto Alegre, iniciando a Guerra dos Farrapos, que resultou na declaração de independência do Rio Grande do Sul, dando origem à República do Piratini, que durou cerca de sete anos.

Deoclecia agradeceu aos palestrantes e a todos que contribuíram para o êxito da reunião e falou da alegria compartilhada de receber os integrantes do Coleprecor: "Tenho certeza de que o desembargador Eduardo Lobato compartilha comigo a alegria de recebê-los; e estamos muito felizes pelo êxito da reunião, transcorrida em clima de cordialidade e espírito de colaboração." A presidente completou que "o TRT de Minas estará sempre de portas abertas para os colegas, com vistas a essa enriquecedora troca de experiências".

Encerrados os trabalhos, os integrantes do Coleprecor assistiram à apresentação do Coral Acordos & Acordes, que interpretou Amo-te Muito, de João Chaves, com arranjo de Afrânio Lacerda; We Shall Over Come (Negro Espiritual), com arranjo de Eliane Fagioli; e Prelúdio para Ninar Gente Grande, de L. Vieira, com arranjo de N. Santiago; sob regência da maestrina Marisa Helena Simões Gontijo e acompanhamento ao piano da vice-presidente administrativo do TRT-MG, desembargadora Cleube de Freitas Pereira, que ofereceu a apresentação ao desembargador Eduardo Augusto Lobato, quem idealizou e viabilizou a formação do coral na sua gestão como presidente do Tribunal. Assista a reportagem na TV TRT-MG . (de Ouro Preto, Walter Sales)

Coleprecor decide formar comissão para discutir concurso de juízes (imagem 2)
Fotos: Leonardo Andrade

Visualizações: