Você está aqui:

Começa a reunião do Coleprecor em Ouro Preto

publicado: 19/09/2011 às 11h15 | modificado: 19/09/2011 às 14h15

Foi aberta na manhã desta segunda-feira, em Ouro Preto, a 6ª Reunião Ordinária do Coleprecor - Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho. O coordenador do colegiado, desembargador Carlos Alberto Robson, presidente do TRT do Rio Grande do Sul, agradeceu a acolhida dos mineiros e ressaltou a importância histórica do Estado de Minas Gerais, precursor da independência nacional.

Começa a reunião do Coleprecor em Ouro Preto (imagem 1)
Fotos: Augusto Ferreira

A presidente do TRT-MG, desembargadora Deoclecia Amorelli Dias, falou da satisfação de receber os integrantes do Coleprocor em Minas Gerais, estado síntese de valores nacionais, com rica diversidade cultural e histórica, sendo, definitivamente, local de encontros. "Os ideais de liberdade e justiça que inspiram os homens e mulheres a se reunirem na antiga Vila Rica, e por eles lutarem com tenacidade, atualmente são similares aos objetivos que os componentes do Coleprecor defendem", comparou a presidente, que também destacou a correlação de Minas com a Justiça do Trabalho, no sentido de aliar tradição e modernidade: "Desde a sua criação, esta Justiça Especial prima pelo respeito aos direitos daqueles que nos procuram para a solução dos conflitos porventura existentes e, associada a esta tradição, há a luta incessante em se adotar medidas contemporâneas na busca pela efetivação da Justiça do Trabalho almejada pela sociedade".

Em seu pronunciamento, o desembargador Eduardo Augusto Lobato lembrou que participa das reuniões do Coleprecor desde 2006, quando era Corregedor Auxiliar, o que trouxe conhecimentos importantes para a sua vida profissional. Ele salientou também que tudo tem começo, meio e fim, e que a vida é feita de mudanças. O desembargador agradeceu a juíza Morgana Richa, do TRT do Paraná, cuja atuação, como conselheira do CNJ, segundo ele, foi decisiva para a aprovação do projeto de ampliação do nosso Tribunal. Lobato entregou a ela uma placa de agradecimento, enquanto a presidente Deoclecia lhe entregou flores.

Morgana se disse sensibilizada com a homenagem, assegurando que ela dignifica e enobrece. A respeito da reforma do Judiciário, sustentou que a Justiça do Trabalho não tem medo de mudar, e que o Coleprecor "é fundamental para construir um Sistema de Justiça nacional com a força que traduz todo o nosso trabalho".

Começa a reunião do Coleprecor em Ouro Preto (imagem 2)
Eduardo Lobato, Morgana Richa e Deoclecia Amorelli Dias

Ainda na manhã houve palestras sobre o alvará eletrônico, que permite o levantamento dos depósitos judiciais com mais segurança, sem uso de papel.

Paralelamente, foi aberta também a reunião dos diretores gerais dos tribunais. Guilherme Augusto de Araujo, diretor-geral do TRT-MG, destacou que "os encontros dos diretores-gerais são sempre um momento em que temos a oportunidade de nos afastar da rotina administrativa de nossos tribunais e nos dedicar a compartilhar experiências, trocar ideias e discutir soluções conjuntas para melhor gerir os órgãos aos quais servimos". Para ele, o êxito da iniciativa se traduz no "aprimoramento e evolução da visão dos gestores públicos, em face da observância dos princípios constitucionais administrativos que permeiam reuniões desta natureza". (De Ouro Preto, Walter Sales)

Começa a reunião do Coleprecor em Ouro Preto (imagem 3)
Na pauta dos diretores, discussão sobre a implantação da nova RA 63 do CSJT, o plano de saúde nacional, certidão negativa de débitos trabalhistas, Resolução 133 do CNJ, regulamentação de convênios pelo CNJ, compras compartilhadas e capacitação para o processo eletrônico

Visualizações: