Você está aqui: Início / Notícias / Comunicação / Notícias Institucionais / Importadas - 2011 a 2012 / Coral do TRT tem novo regente

Coral do TRT tem novo regente

publicado 02/08/2012 08:57, modificado 02/08/2012 11:57

O maestro Afrânio Lacerda assume, a partir deste mês, a regência do coral Acordos & Acordes, do TRT-MG, em substituição à maestrina Marisa Helena Simões Gontijo, que o indicou para o cargo.

A exemplo de Marisa, Afrânio tem renome internacional. Graduado em Música e Direito pela Universidade Federal da Bahia, onde foi professor de Oboé (1964/1972) e de Percepção e Regência, bem como regente titular do Madrigal da instituição, o maestro retornou a Belo Horizonte na década de 70, onde começara seus estudos musicais no Conservatório Mineiro de Música, atual Escola de Música da UFMG.

Coral do TRT tem novo regente (imagem 1)

Vencedor, em 1977, de concurso para a cadeira de Oboé da Escola de Música da UFMG, onde lecionou, além da referida matéria, Canto Coral e Regência Orquestral até a aposentadoria, em 1992, Afrânio Lacerda também foi regente dos coros do Instituto de Filosofia, Artes e Ciências da UFOP; da Escola de Música da UEMG, do Madrigal Renascentista de BH; do Coro Contemporâneo de BH e do Coral Lírico do Palácio das Artes. E mais, foi regente da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e da Orquestra de Câmara da Fundação Artística. Na esfera administrativa, Afrânio foi diretor artístico do Palácio das Artes e diretor musical da Fundação Artística.

Depois de ensaiar, pela primeira vez, o Acordos & Acordes, o maestro se mostrou surpreso com a qualidade do grupo, para ele, fruto do trabalho de sua antecessora: "Fiquei muito surpreso com a qualidade e o entusiasmo dos componentes do Coral Acordos & Acordes. Isto certamente se deve à elevada cultura e principalmente ao empenho e à competência da minha colega Marisa, que os estimulou neste caminho maravilhoso da música coral". Mas o maestro disse querer mais. Ele pretende que o coral do TRT tenha importância no cenário cultural de Belo Horizonte: "Tenho a expectativa de que iremos sempre crescer e nos tornarmos um grupo significativo na cultura de Belo Horizonte", assegurou, respaldado na sua história de regente de coros de importância reconhecida no mundo inteiro.

O Coral Acordos & Acordes, que é coordenado por sua pianista, a desembargadora aposentada Cleube de Freitas Pereira, tem patrocínio da Caixa Econômica Federal.(Texto e foto: Walter Salles)

Visualizações:

Pesquisar

Pesquisa de notícias.

/ /  
/ /