Coral do TRT tem novo regente
O maestro Afrânio Lacerda assume, a partir deste mês, a regência do coral Acordos & Acordes, do TRT-MG, em substituição à maestrina Marisa Helena Simões Gontijo, que o indicou para o cargo.
A exemplo de Marisa, Afrânio tem renome internacional. Graduado em Música e Direito pela Universidade Federal da Bahia, onde foi professor de Oboé (1964/1972) e de Percepção e Regência, bem como regente titular do Madrigal da instituição, o maestro retornou a Belo Horizonte na década de 70, onde começara seus estudos musicais no Conservatório Mineiro de Música, atual Escola de Música da UFMG.
![]() |
Vencedor, em 1977, de concurso para a cadeira de Oboé da Escola de Música da UFMG, onde lecionou, além da referida matéria, Canto Coral e Regência Orquestral até a aposentadoria, em 1992, Afrânio Lacerda também foi regente dos coros do Instituto de Filosofia, Artes e Ciências da UFOP; da Escola de Música da UEMG, do Madrigal Renascentista de BH; do Coro Contemporâneo de BH e do Coral Lírico do Palácio das Artes. E mais, foi regente da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e da Orquestra de Câmara da Fundação Artística. Na esfera administrativa, Afrânio foi diretor artístico do Palácio das Artes e diretor musical da Fundação Artística.
Depois de ensaiar, pela primeira vez, o Acordos & Acordes, o maestro se mostrou surpreso com a qualidade do grupo, para ele, fruto do trabalho de sua antecessora: "Fiquei muito surpreso com a qualidade e o entusiasmo dos componentes do Coral Acordos & Acordes. Isto certamente se deve à elevada cultura e principalmente ao empenho e à competência da minha colega Marisa, que os estimulou neste caminho maravilhoso da música coral". Mas o maestro disse querer mais. Ele pretende que o coral do TRT tenha importância no cenário cultural de Belo Horizonte: "Tenho a expectativa de que iremos sempre crescer e nos tornarmos um grupo significativo na cultura de Belo Horizonte", assegurou, respaldado na sua história de regente de coros de importância reconhecida no mundo inteiro.
O Coral Acordos & Acordes, que é coordenado por sua pianista, a desembargadora aposentada Cleube de Freitas Pereira, tem patrocínio da Caixa Econômica Federal.(Texto e foto: Walter Salles)