Você está aqui:

Darcy Antenor de Castro recebe homenagem póstuma em Uberlândia

publicado: 17/03/2011 às 15h13 | modificado: 17/03/2011 às 18h13
Darcy Antenor de Castro recebe homenagem póstuma em Uberlândia (imagem 1)

Em audiência realizada no dia 1º do corrente mês, na 1ª Vara do Trabalho de Uberlândia, sob a presidência da juíza Sônia Maria Rezende Vergara, os magistrados do trabalho daquele Foro, servidores, advogados, ex-alunos e amigos do juiz do trabalho e professor Darcy Antenor de Castro (na foto com a esposa Aparecida), falecido no dia anterior, reuniram-se para lhe prestar a última homenagem:

...cada audiência, uma aula de direito, cidadania e justiça. Fino no trato, dispensava igual atenção e tratamento às partes, advogados, testemunhas. Ao ouvir o homem simples do povo, na condição de Autor, Réu ou Testemunha, usava o mesmo linguajar. Contava causos. Angariava simpatias. Não tinha pressa. Justo, humano, suas sentenças, verdadeiras obras jurídico-literárias, deixavam registrado seu senso de equilíbrio e justiça. Dava gosto lê-las. Citava poetas, escritores, autores clássicos. Homem de notável e invejável saber ...

Natural de Carmópolis de Minas, Darcy de Castro foi advogado e promotor de justiça, antes de ingressar na magistratura trabalhista, em 1972. Depois de atuar, com distinção, em Juntas de outras comarcas, ele foi promovido, por merecimento, à presidência da 1ª Junta de Conciliação e Julgamento de Uberlândia, onde permaneceu de 1977 a 1987. Mestre por vocação , Darcy lecionou latim, francês, português e Direito Processual Civil.

Visualizações: