Encontro Nacional em Curitiba debaterá a conciliação na Justiça do Trabalho

publicado 22/05/2012 12:05, modificado 22/05/2012 15:05

O Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR) promove, a partir desta quarta-feira, 23 de maio, o I Encontro Nacional de Conciliação da Justiça do Trabalho. A juíza Adriana Goulart de Sena, titular da 35ª Vara do Trabalho, e membro do Núcleo de Conciliação Permanente do TRT-MG, será uma das expositoras do 1º Painel - Resistências à Conciliação, que acontece no dia 24, às 16 horas.

Durante três dias, magistrados, advogados e interessados no assunto, juntamente com especialistas de todo o país, debaterão temas relacionados à intensificação dos acordos. O seminário será transmitido pela Internet.

A corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, fará a abertura do evento que terá dois momentos. Nos dias 23 e 24, magistrados integrantes dos núcleos de conciliação dos tribunais do país se reunirão para tratar questões de interesse comum, trocar experiências e encontrar soluções para a melhoria das ações de conciliação que estão sendo desenvolvidas. No dia 24, a partir das 14h30, e no dia 25, durante todo o dia, ocorrerá o seminário "Trabalho, Conflito e Conciliação".

De acordo com a presidente do TRT do Paraná, desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão, a Justiça do Trabalho, de forma pioneira e desde a época das antigas juntas de conciliação e julgamento que antecederam as atuais varas do trabalho, sempre primou pela busca do acordo entre as partes. Sempre foi obrigatório para o juiz do trabalho, sob pena de nulidade processual, a tentativa de conciliação. Hoje é consenso que o melhor caminho para a solução dos conflitos é justamente a composição pelas partes e esse encontro nacional se revela uma grande oportunidade para promover a consolidação dessa nossa experiência .

Informações adicionais podem ser obtidas no site escolajudicial@trt9.jus.br , ou no telefone (41) 3310-7476.

Confira a programação e outras informações no site www.trt9.jus.br.

Visualizações: