Estudantes de Direito de Divinópolis visitam Justiça do Trabalho
A audiência simulada foi conduzida pelo desembargador aposentado Paulo Araújo |
Acompanhados pelo professor de Práticas Trabalhistas, Marco Aurélio da Silva, os alunos do 9º período do curso de Direito da Faculdade Pitágoras de Divinópolis visitaram, nesta terça-feira, o Tribunal Regional do Trabalho de Minas. Sob a coordenação do servidor Túlio Manoel Léles de Siqueira, do Centro de Memória, os visitantes conheceram a história da Justiça do Trabalho, assistiram a uma sessão de julgamento da 2ª Turma, presidida pelo desembargador Luiz Ronan Neves Koury, e participaram como partes, advogados e testemunhas, de uma simulação de audiência conduzida pelo desembargador aposentado Paulo Araújo.
Para o estudante Jonas de Alcântara Azevedo, de 22 anos de idade, a experiência vai ajudar muito no desempenho dos alunos depois de formados. "É uma ótima oportunidade e vai nos ajudar na prática, uma vez que aqui nós acompanhamos de perto a ação dos advogados diante dos desembargadores e tivemos contato direto com a estrutura de um Tribunal", ressaltou.
Lílian de Oliveira Salomé, de 23 anos de idade, também aluna do 9º período de Direito, falou com entusiasmo sobre a visita ao TRT. "É muito importante vivenciar uma audiência na prática e ter este contato com o universo jurídico, como as decisões, o comportamento dos magistrados, dos advogados e das testemunhas", disse a estudante, lembrando que, na faculdade, o aprendizado é mais teórico.
Desenvolvido pela Escola Judicial do TRT, por meio do Centro de Memória, o Projeto Justiça e Cidadania consiste em visitas monitoradas de estudantes do ensino fundamental, médio, universitário e supletivo à Exposição da Memória, localizada no edifício-sede do TRT de Minas. (Márcia Barroso - Fotos: Madson Morais)
Estudantes assistem julgamento da 2ª Turma no Plenário do TRT |