Inaugurado em Pedro Leopoldo Foro Trabalhista Doutor José de Paula

publicado 27/04/2011 18:15, modificado 27/04/2011 21:15

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, desembargador Eduardo Augusto Lobato, inaugurou, nesta quarta-feira, a segunda Vara do Trabalho de Pedro Leopoldo e o Foro Trabalhista local, que recebe o nome "Doutor José de Paula" em homenagem ao pai do ministro do TST, Carlos Alberto Reis de Paula, natural daquela cidade. Pedro Leopoldo ganha uma segunda Vara com a transferência da VT de Matozinhos para o município, alteração aprovada pelo Tribunal Pleno com a Resolução Administrativa nº 85, de 10/6/2010.

Inaugurado em Pedro Leopoldo Foro Trabalhista Doutor José de Paula (imagem 1)
Fotos: Augusto Ferreira

De acordo com o presidente do TRT, "as varas das duas cidades vizinhas estavam a apenas 11 quilômetros uma da outra, e o volume de processos trabalhistas, a elas submetido, estava na proporção de 3 por 1, sendo o que o triplo deles correspondia a Pedro Leopoldo". Portanto, como medida de economia e racionalidade administrativa, explicou o desembargador, era preciso concentrar os trabalhos forenses em uma mesma jurisdição.

Inaugurado em Pedro Leopoldo Foro Trabalhista Doutor José de Paula (imagem 2)

Eduardo Lobato homenageou o Dr. José de Paula destacando a importância de se perpetuar a memória de quem sempre manteve "estreitos laços com a área trabalhista e cuja atuação solidária para com os cidadãos desta terra rendeu-lhe a admiração de todos e sincera afeição de um grande circulo de amigos". O engenheiro agrônomo José de Paula fundou a Associação Rural de Pedro Leopoldo, que se transformou no Sindicato Rural de Pedro Leopoldo.

Em seu pronunciamento, o ministro Carlos Alberto Reis de Paula agradeceu ao presidente e desembargadores do TRT, aos juízes, à OAB, e à comunidade de Pedro Leopoldo a homenagem que muito alegrou e honrou a todos da família.

Ministro Reis de Paula recebe título de cidadão honorário de BH (imagem 1)
Ministro Carlos Alberto Reis de Paula

Impossibilitado de comparecer à solenidade, o ministro aposentado do TST, José Luciano de Castilho Pereira, parabenizou o TRT pelo reconhecimento da necessidade de mais uma VT no município e por dar ao Foro de Pedro Leopoldo o nome do Dr. José de Paula: "Ele era um engenheiro agrônomo zootecnista requisitado e respeitado, mas sonhador é o que ele era, o que lhe permitia desafiar as causas impossíveis". Em função disto, segundo o ministro, o Dr. José de Paula, apesar da incredulidade de todos, fez a primeira exposição agropecuária e industrial da região, que foi um sucesso, contando, inclusive, com as presenças do então governador de Minas, Magalhães Pinto e do ex-presidente JK. "Este acontecimento marcou história. E é também de utopia que se alimenta a Justiça do Trabalho, na luta para humanizar as relações de trabalho. Muito apropriado, portando, chamar esta casa de Dr. José de Paula".

Já o juiz titular da 2ª Vara de Pedro Leopoldo e diretor do Foro, Luis Felipe Lopes Boson, transferido da Vara de Matozinhos, ressaltou em seu pronunciamento que "os trabalhadores não serão abandonados nas suas justas expectativas por uma Justiça acessível e efetiva".

Representando o presidente da OAB/MG, o diretor-tesoureiro da entidade, Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, ressaltou que "o TRT está de parabéns por reconhecer as necessidades da região e instrumentalizar ainda mais as Varas do Trabalho no interior".

As instalações do Foro Trabalhista de Pedro Leopoldo foram abençoadas pelo padre Mário Fernandes Lúcio da Silva, da Paróquia São Sebastião. Durante o hasteamento das banderias, o hino nacional foi executado, ao sax, pela professora e maestrina Ana Carolina Malaquias.

Pedro Leopoldo - economia e turismo

Pedro Leopoldo pertence à Região Metropolitana de Belo Horizonte, situando-se a 46 quilômetros da capital mineira e sua economia, beneficiada pela instalação da cidade administrativa do governo do estado na região, é impulsionada pelos setores industrial, de mineração e biotecnologia. No setor do turismo, Pedro Leopoldo, considerada como um dos berços da paleontologia, espeleologia e arqueologia no Brasil, se beneficia do Projeto Rota Lund - o dinamarquês Peter Lund é considerado o pai da paleontologia brasileira - que abriu à população, em 2010, o Parque Estadual do Sumidouro, entre os municípios de Pedro Leopoldo e Lagoa Santa. O parque abriga atrações turísticas como a Gruta da Lapinha e a Lapa do Sumidouro, local onde foi encontrado o crânio do que seria o primeiro ser humano vivido nas Américas, conhecido como Luzia.

Criada pela Lei 8.432, de 11/06/1992, e instalada em 11/12/1992, a Vara do Trabalho de Pedro Leopoldo recebeu, no primeiro trimestre deste ano, 1.061 processos. Com a instalação da 2ª Vara, localizada na Rua Anélio Caldas, 500, Centro, a jurisdição do Foro de Pedro Leopoldo passa a ser composta pelos municípios de Capim Branco, Confins, Funilândia, Lagoa Santa, Matozinhos, Pedro Leopoldo, Prudente de Morais, São José da Lapa e Vespasiano. Assista à reportagem na TVTRT-MG (De Pedro Leopoldo: Solange Kierulff)

Inaugurado em Pedro Leopoldo Foro Trabalhista Doutor José de Paula (imagem 4)
Presidente do TRT, ministro, magistrados e servidores

Presentes ao evento, além dos familiares do ministro Carlos Alberto Reis de Paula, os juízes Alexandre Wagner de Morais Albuquerque, vice-presidente da Amatra3, representando o presidente da entidade e Paulo Chaves Corrêa Filho, o presidente da 40ª subseção da OAB- seção Minas Gerais, André Leonardo de Araújo Couto, Fernando Antônio Rolla de Vasconcellos, procurador do Estado, Otávio Lomônaco, juiz de Direito da 1ª Vara, representando o Foro, o secretário-geral da OAB, Sérgio Murilo Diniz Braga, o presidente da Asttter, Cassius Drummond, autoridades locais, magistrados, diretores e servidores da Casa.

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa [arroba] trt3.jus.br