Inaugurado Foro Trabalhista de Formiga
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, desembargador Eduardo Augusto Lobato, inaugurou nesta quarta-feira (24), no município de Formiga, a 2ª Vara do Trabalho e o Foro local.
Em seu discurso, o presidente do TRT justificou a criação da 2ª VT no município: "Nossa preocupação é com a qualidade dos serviços prestados aos nossos jurisdicionados e com a agilidade do atendimento já que Formiga tem uma demanda de mais de 400 mil trabalhadores de 20 municípios que estão sob sua jurisdição. Com a implantação da 2ª Vara e a inauguração, até o final do ano, de um posto avançado em Piumhi, vinculado à cidade de Passos, esperamos desafogar a JT de Formiga e ampliar a prestação dos serviços na região".
Lobato anunciou ainda que a juíza Graça Freitas, titular da 1ª Vara do Trabalho, assume também a diretoria do Foro e o juiz Anselmo Bosco dos Santos, que atua em Formiga como auxiliar fixo desde 2007, assume interinamente como juiz titular da nova Vara.
![]() |
Diante do grande número de processos e da necessidade de ampliação da JT de Formiga, o presidente do TRT autorizou, no ano passado, a criação de mais uma vara no município. Até o último dia 15, foram recebidos 2.406 processos, número que, segundo a juíza Graça Freitas, chegará a quatro mil até o final do ano. De acordo com o juiz Anselmo Bosco do Santos, não haverá transferência de processos da 1ª para a 2ª Vara pois os novos feitos que estão entrando já estão sendo distribuídos para a vara recém-criada.
Cidades atendidas
![]() |
Fotos: Augusto Ferreira |
Com 68 mil habitantes, situada na região Centro-Oeste do estado, a 186 Km da capital, Formiga recebe ações trabalhistas de 20 cidades: Aguanil, Arcos, Bambuí, Campo Belo, Candeias, Capitólio, Córrego Fundo, Cristais, Doresopolis, Guapé, Iguatama, Medeiros, Pains, Pimenta, Piumhi, Santana do Jacaré, São Roque de Minas, Tapiraí e Vargem Bonita.
Segundo Lobato, com a criação do posto avançado em Piumhi, os processos das cidades de Capitólio, Doresópolis, Guapé, Piumhi e São Roque de Minas deixarão de tramitar em Formiga, acarretando assim uma melhor distribuição dos serviços.
A solenidade contou com ampla cobertura da imprensa e foi prestigiada, entre outras autoridades, pelo prefeito de Formiga, Aluísio Veloso da Cunha, pelo juiz do Fórum local, Ramon Moreira, pelo advogado João Carlos Amorim, representando a OAB/MG, pela presidente da Subseção da OAB de Formiga, Cirlanda Chaves, pelo secretário-geral da presidência do TRT-MG, Demósthenes Silva, e pelo diretor-geral Ricardo Marques. Assista reportagem na TVTRT-MG (De Formiga, Márcia Barroso) .