Você está aqui: Início / Notícias / Comunicação / Notícias Institucionais / Importadas - 2011 a 2012 / Inaugurado Foro Trabalhista de Formiga

Inaugurado Foro Trabalhista de Formiga

publicado 24/08/2011 17:06, modificado 24/08/2011 20:06

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, desembargador Eduardo Augusto Lobato, inaugurou nesta quarta-feira (24), no município de Formiga, a 2ª Vara do Trabalho e o Foro local.

Em seu discurso, o presidente do TRT justificou a criação da 2ª VT no município: "Nossa preocupação é com a qualidade dos serviços prestados aos nossos jurisdicionados e com a agilidade do atendimento já que Formiga tem uma demanda de mais de 400 mil trabalhadores de 20 municípios que estão sob sua jurisdição. Com a implantação da 2ª Vara e a inauguração, até o final do ano, de um posto avançado em Piumhi, vinculado à cidade de Passos, esperamos desafogar a JT de Formiga e ampliar a prestação dos serviços na região".

Lobato anunciou ainda que a juíza Graça Freitas, titular da 1ª Vara do Trabalho, assume também a diretoria do Foro e o juiz Anselmo Bosco dos Santos, que atua em Formiga como auxiliar fixo desde 2007, assume interinamente como juiz titular da nova Vara.

Inaugurado Foro Trabalhista de Formiga (imagem 1)

Diante do grande número de processos e da necessidade de ampliação da JT de Formiga, o presidente do TRT autorizou, no ano passado, a criação de mais uma vara no município. Até o último dia 15, foram recebidos 2.406 processos, número que, segundo a juíza Graça Freitas, chegará a quatro mil até o final do ano. De acordo com o juiz Anselmo Bosco do Santos, não haverá transferência de processos da 1ª para a 2ª Vara pois os novos feitos que estão entrando já estão sendo distribuídos para a vara recém-criada.

Cidades atendidas

Inaugurado Foro Trabalhista de Formiga (imagem 2)
Fotos: Augusto Ferreira

Com 68 mil habitantes, situada na região Centro-Oeste do estado, a 186 Km da capital, Formiga recebe ações trabalhistas de 20 cidades: Aguanil, Arcos, Bambuí, Campo Belo, Candeias, Capitólio, Córrego Fundo, Cristais, Doresopolis, Guapé, Iguatama, Medeiros, Pains, Pimenta, Piumhi, Santana do Jacaré, São Roque de Minas, Tapiraí e Vargem Bonita.

Segundo Lobato, com a criação do posto avançado em Piumhi, os processos das cidades de Capitólio, Doresópolis, Guapé, Piumhi e São Roque de Minas deixarão de tramitar em Formiga, acarretando assim uma melhor distribuição dos serviços.

A solenidade contou com ampla cobertura da imprensa e foi prestigiada, entre outras autoridades, pelo prefeito de Formiga, Aluísio Veloso da Cunha, pelo juiz do Fórum local, Ramon Moreira, pelo advogado João Carlos Amorim, representando a OAB/MG, pela presidente da Subseção da OAB de Formiga, Cirlanda Chaves, pelo secretário-geral da presidência do TRT-MG, Demósthenes Silva, e pelo diretor-geral Ricardo Marques. Assista reportagem na TVTRT-MG (De Formiga, Márcia Barroso) .

Visualizações:

Pesquisar

Pesquisa de notícias.

/ /  
/ /