Você está aqui:

Inaugurado o Gabinete do Diretor do Foro Trabalhista de Belo Horizonte

publicado: 25/05/2011 às 13h09 | modificado: 25/05/2011 às 16h09

Foi inaugurado hoje, dia 25, pelo presidente do TRT-MG, desembargador Eduardo Augusto Lobato, o gabinete do juiz diretor do Foro Trabalhista de Belo Horizonte, instalado no 19º andar do prédio da Avenida Augusto de Lima, nº 234 (foro.bhdiretoria@trt3.jus.br/telefax 3330-7661).

Em seu discurso, Eduardo Lobato observou que aprovação do mandato de 1 ano e o afastamento da função judicante do diretor do Foro Trabalhista de BH se deu em cumprimento da diretriz 68 do 1º Encontro de Magistrados do Foro da Justiça do Trabalho de Belo Horizonte. Para ele, esse é um exemplo de que "não há ninguém melhor para encontrar as soluções dos problemas do que aqueles que estão neles envolvidos".

Inaugurado o Gabinete do Diretor do Foro Trabalhista de Belo Horizonte (imagem 1)
Ricardo Marcelo Silva, Henrique Alves Vilela e Eduardo Augusto Lobato(fotos: Rachel Ameno)

O presidente aproveitou para dizer que está aguardando as diretrizes fixadas no ano passado pelas unidades regionais do SINGESPA - Sistema Integrado de Gestão Judiciária e de Participação da Primeira Instância na Administração da Justiça do Tribunal Regional do Trabalho da Terceira Região, para que possa implementá-las também.

Inaugurado o Gabinete do Diretor do Foro Trabalhista de Belo Horizonte (imagem 2)

Falando pelo SINGESPA, o juiz Cléber Lúcio de Almeida, titular da 11ª Vara de Belo Horizonte, destacou que as principais responsabilidades dos magistrados são julgar, dirigir o processo e administrar a prestação jurisdicional, e essa função de administrar será facilitada com a criação do espaço inaugurado, que permite a reunião dos juízes para discutir problemas, apresentar ideias e sugerir soluções, sempre em prol de uma prestação jurisdicional cada dia melhor.

Para o juiz Ricardo Marcelo Silva, a grandeza do Foro BH, que ele dirige até 31 de dezembro do corrente ano, não podia mais prescindir de um diretor, afastado da função judicante, com infraestrutura, para auxiliar o presidente do Tribunal. Ao falar da importância da inauguração do gabiente, salientou que "a estrutura física não é nada sem as ideias", e elas são o que lhe interessa. Disse não querer que a grama cresça em sua porta, pois sua crença é nas soluções coletivas. Sem meios para conversar diretamente com todos os servidores, o magistrado quer resgatar a importância dos diretores de Varas, por serem eles, auxiliados pelos servidores, quem dão implemento aos atos do juiz.

Inaugurado o Gabinete do Diretor do Foro Trabalhista de Belo Horizonte (imagem 3)
O diretor do Foro não tinha onde atender, não havia como encontrar o endereço no site da instituição, mas agora ele tem o local físico para receber a todos , disse Ricardo Marcelo Silva

Ricardo Silva falou de problemas já resolvidos graças à sua disponibilidade para a efetiva direção do Foro, como a limpeza dos arredores dos prédios, o melhoramento da iluminação das instalações e a busca do aprimoramento das parceiras com órgãos diversos, objetivando o racionamento e a maior eficácia da prestação jurisdicional.

Participaram da inauguração os desembargadores Caio Luiz de Almeida Vieira de Mello, Jales Valadão Cardoso e Luiz Ronan Neves Koury; o juiz substituto Henrique Alves Vilela, representando o presidente da AMATRA3, João Bosco de Barcelos Coura; os advogados Isabel das Graças Dourado e João Carlos de Amorim, representando, respectivamente, a AMAT e a OAB/MG; o gerente regional da Caixa Econômica Federal responsável por negócios com o Judiciário, José Flávio Tavares Abreu; a gerente do posto do Banco do Brasil do TRT da Rua Mato Grosso, Miriam Lúcia Riguetti Campos, advogados, juízes, diretores e servidores do Tribunal. (Walter Sales)

Visualizações: